quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em dezembro pelo Centro

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rescaldo do encontro

No passado dia 7, aproximadamente, 225 elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades rumaram até à cidade de Coimbra para debaterem e reflectirem sobre o impacto e o futuro da Educação e Formação de Adultos em Portugal.

Numa altura em que todos ansiamos conhecer o futuro da Iniciativa Novas Oportunidades, esperava-se neste Encontro Nacional a presença de um representante da Agência Nacional para a Qualificação o que, infelizmente, não aconteceu. Porém, o balanço a fazer é extremamente positivo, não só pela qualidade, mas também pela pertinência de todas as comunicações.

Na primeira sessão de trabalho, o Dr. Bravo Nico apresentou o retrato da qualificação em Portugal antes e depois da Iniciativa Novas Oportunidades, destacando as conquistas e apontando o que, na sua opinião, deveria ser feito no sentido de se imprimir maior confiança social nos processos de qualificação.

O Dr. Luís Capucha apresentou o esboço do manifesto pró Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, cuja Comissão Instaladora veio a ser eleita no final deste encontro.

Iniciou-se o período da tarde com a exposição das principais conclusões do estudo realizado em torno dos impactos educativos das famílias participantes na Iniciativa Novas Oportunidades. Como principais resultados, poderemos apontar maior envolvimento das famílias nas práticas educativas dos filhos, maior gosto e segurança pelo mundo do conhecimento e aquisição de novos hábitos de leitura.

Foram também debatidas as formas de intervenção adoptadas com candidatos encaminhados pelo Centro de Emprego e as dificuldades encontradas na elaboração de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.

Para finalizar o Encontro, três candidatos já certificados com o nível secundário, apresentaram as suas vivências durante o Processo RVCC e os impactos que este teve na sua actividade profissional e participação cívica.

Por tudo isto, e como referiu o Dr. Bravo Nico, a qualificação de adultos em Portugal não deve ser um ponto final, mas um ponto de partida na viagem pelo mundo de novas aprendizagens.

Patrícia Amado -Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

terça-feira, 29 de novembro de 2011

É já no próximo dia 7 de Dezembro, que se irá realizar o I Encontro Nacional "Qualificar os Portugueses, uma missão um dever profissional" promovido por um grupo de Profissionais na área de Educação e Formação de Adultos.

Este Encontro decorrerá no auditório da ESE em Coimbra e pretende sensibilizar a Comunidade para a importância da Iniciativa Novas Oportunidades realçando a importância da mesma, para a qualificação dos Portugueses e o seu consequente aumento de competências.

Nunca é tarde para criar, promover e partilhar, por isso, ajude-nos nesta prática e compareça. Todas as opiniões são importantes, por isso, contamos com a sua!
As inscrições podem ser realizadas em: http://www.anpefa.webege.com/

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Competências em ação

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Apoio - Exames DL357/2007

Apoios Prof Exames 357[1]

domingo, 16 de outubro de 2011

Animada tertúlia



Não resisto em partilhar as palavras da Dra Rosinda Pimentel, Coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária de Pombal, após mais uma sessão de Linguagem e Comunicação sobre a leitura que aconteceu no dia 13 de outubro.

"Mais uma vez quero reiterar o quão agradável foi trabalhar com este grupo. Aliás deixou de ser trabalho para ser uma animada e simpática tertúlia em que foram abordados tantos aspetos das nossas vivências pessoais e experiência de vida: partilha de leituras, a bárbarie das guerras, a literatura oral, a importância da literacia do livro e das literacias da informação.Tudo isto com pessoas que espero voltar a encontar, dentro ou fora da escola."

A nós, cabe-nos agradecer a sua total disponibilidade, ao longo destes cinco anos, para enriquecer as nossas sessões do processo de Reconheciemnto, Validação e Certificação de Competências com seus saberes e sobretudo paixão contagiante pelo mundo dos livros.

Muito obrigada e até breve!


Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Exames - Época de novembro


Decorrem até dia 15 de outubro as inscrições para os exames ao abrigo do Decreto Lei 357/2007 - Vias de conclusão e certificação do ensino secundário.

Estes exames destinam-se a candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e que tenham frequentado, sem concluir (até 6 disciplinas por concluir), cursos do nível secundário já extintos.

calendarização da época de Novembro Exames

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia Europeu da Línguas





A Europa possui um tesouro linguístico com 23 línguas oficiais e mais de 60 línguas regionais ou minoritárias, além das línguas faladas pelas pessoas de outros países e continentes que vivem na Europa.


Para chamar a atenção para este imenso património linguístico, a União Europeia e o Conselho da Europa tomaram a iniciativa de comemorar o Ano Europeu das Línguas a partir de 2001.

Esta iniciativa deu origem ao Dia Europeu das Línguas, que tem três objectivos: sensibilizar o público para o plurilinguismo na Europa, cultivar a diversidade cultural e linguística e incentivar as pessoas a aprenderem línguas, dentro e fora do contexto escolar.

Realizaram-se, desde 2001, centenas de actividades em toda a Europa para comemorar a diversidade linguística e fomentar a aprendizagem das línguas que chegaram a milhões de pessoas nos 45 países participantes.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

e já estamos no outono



Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Pablo Neruda

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tempo para recargar de energia

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A prepararmo-nos para entrar no modo de férias

É tempo de terminar projectos, de sermos confrontados com os resultados dos nossos investimentos e de agradecer as muitas ocasiões de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional com cada um dos elementos da equipa tecnico-pedagógica e todos os candidatos que em nós confiaram: exemplos de entrega, dedicação e sobretudo esperança.




Muito obrigada a todos e boas férias!



Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jantar de equipa

Create your own video slideshow at animoto.com.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Romper o céu... para que o céu entreaberto, nos devolva a esperança

Perante as exigências cognitivas e comunicacionais dos actuais contextos sociais, como conciliar, o reconhecimento, a validação e a certificação de competências-chave de adultos, com histórias de vida “ assentes” em experiências e práticas diversas, com a necessidade de uma educação para a solidariedade humana?


Ávila (2008) refere que as sociedades actuais, sejam elas centradas, na informação, no conhecimento ou na aprendizagem, convergem na importância que atribuem aos desafios que se colocam aos indivíduos e às organizações: não só as exigências são cada vez maiores, nomeadamente na esfera profissional, como tendem a evoluir a um ritmo sem precedentes.


Lima, (2007) contrapõe “uma educação não subordinada “à cultura do instrumento” e à “indústria cultural”, uma formação capaz de resistir à «adaptação dócil e aplicada à realidade», exigem sujeitos livres e autónomos em busca de aprendizagens livres e conscientes, da apropriação, reconstrução e transformação do conhecimento e não do simples adestramento a partir de formação que cindem, que fragmentam taylorianamente e que reificam os sujeitos pedagógicos. (…) Uma aprendizagem critica, não mimética, implica conhecer e seguir as regras heterónomas, mas também ser capaz de quebrá-las para assim, desaprendendo pode voltar a aprender; pressupõe consentir e aquiescer, mas também dissentir e resistir a certos valores e objectivos, exige intimidade com os conteúdos e as técnicas, mas as também distâncias crítica que fomente a sua reinvenção talvez seguindo o exemplo de Miró, segundo a tematização poética de João Cabral de Melo Neto, num excerto do seu poema O sim contra O sim, nos seja possível alcançar não a espontaneidade ou ingenuidade, mas a inventividade e a frescura de uma aprendizagem nova:

Miró sentia a mão direita
demasiado sábia
e que de saber tanto
já não podia inventar nada.
Quis então que desaprendesse
o muito que aprendera,
afi m de reencontrar
a linha ainda fresca da esquerda.

Neste sentido, é possível que uma educação ambidextra, plural, capaz de cruzar e integrar saberes, possa beneficiar das tensões criativas entre, por um lado, a destreza de um a mão direita que de tão destra e sábia se transformou sinistramente num factor de puro hábito, ajustamento e a amestração e, por outro lado, o discrepar, aparentemente mais descentrado da tarefa, desajeitado e algo inábil, de um mão esquerda que, menos sábia e competente, se assume mais livre e curiosa para aprender.


Tal como o pintor, que buscou novas vias, um «novo vocabulário de formas» e «um alfabeto pessoal», ganhando distância crítica da realidade mas imediata, após ter «esgotado os recursos expressivos da sua particular visão figurativa» (Malet, 1993, 2001), simbolicamente concentrados numa mão excessivamente perfeita e adestrada, também a educação durante toda a vida deve ser orientada no sentido de resistir criticamente à mera subordinação perante o ajustamento funcional à realidade; promovendo para isso uma educação para a solidariedade humana, aprendizagens críticas e, sempre que necessário, situações de desaprendizagem que permitam reaprender e aprender o novo.
Procurando, desta forma, romper o céu, para que, como num dos trabalhos de Miró, datado dos anos 50, o céu, entreaberto, nos devolva a esperança. “( Lima, 2007, págs. 145-146).
A Escola pode ser uma oportunidade para romper o céu…




Jorge de Sá - Formador de Cidadania e Empregabilidade

domingo, 10 de julho de 2011

Fecha-se uma porta mas poderá abrir-se uma janela

Desde o passado mês de Maio que grande parte dos candidatos que têm procurado o Centro Novas Oportunidades são pessoas desempregadas, inscritas no Centro de Emprego, e que foram encaminhada pelos Técnicos para efectuarem a sua inscrição e prosseguirem com o seu percurso formativo, uma vez que não possuem o perfil de empregabilidade adequado às ofertas de emprego existentes.
Desde logo, julgámos que os níveis de motivação e interesse destes candidatos seriam extremamente baixos e que seria importante incutir-lhes o gosto por regressarem à escola, encarando esta oportunidade em aumentarem as suas habilitações como uma fonte de esperança para a reentrada no mercado de trabalho.
Na primeira sessão, ao passo que alguns candidatos manifestaram, de imediato, a sua insatisfação e contrariedade por terem sido “forçados” a efectuarem a sua inscrição, outros afirmaram aceitar de forma positiva o encaminhamento, uma vez que, para alguns, já se tratava de um projecto que estava a ser, constantemente, adiado por falta de disponibilidade.
Durante a etapa de diagnóstico já constatámos que o conjunto de competências, saberes, motivações e projectos de vida dos candidatos é muito heterogéneo e, consequentemente, o percurso formativo a desenvolver por cada um deles será diferente.
No entanto, independentemente da via formativa, a tarefa mais importante da equipa do Centro Novas Oportunidades é fazer com que cada candidato sentia o “regresso à escola” como uma importante oportunidade de valorização e criação de uma cultura de aprendizagem contínua, indispensável para o desenvolvimento pessoal e social.


Patrícia Amado - Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cultura, Convívio e Lazer



Foi com muito gosto que participei na viagem organizada pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal à localidade de Rabaçal e Penela no passado dia dezoito de Junho.


A primeira visita que realizámos foi à fábrica Serqueijos. Gostei especialmente do profissionalismo com que nos recebeu a funcionária, explicando em detalhe todo o processo de fabrico do queijo com a designação Rabaçal.


De seguida, realizámos uma visita guiada às ruinas romanas dessa localidade, que datam o século IV depois de cristo. Nessa villa ainda se encontram alguns mosaicos em muito bom estado de conservação, muito interessantes, alusivos às estações do ano. Difícil será aos povos nossos descendentes daqui a mil e seiscentos anos encontrarem ruinas tão bonitas nas nossas habitações. No museu observámos moedas antigas que também foram encontradas nesta villa. Assim, considero a visita muito interessante.


Da parte da tarde houve momentos de lazer, nomeadamente com almoço partilhado e em contacto com o que a natureza tem de mais bonito. Para digerir realizámos uma caminhada até às quedas de água da Cascata da Pedra Ferida.


Foi uma visita muito rica onde podemos contactar com as nossas origens, apreciar um pouco da gastronomia da região e ainda desfrutar da paisagem magnífica que a natureza nos dá.
Estão de parabéns os organizadores do evento.



Manuel Marques Dias - Candidato certificado - nível básico

sábado, 2 de julho de 2011

Em Junho

domingo, 19 de junho de 2011

Por Trilhos e Sabores da Serra








No dia 18 de Junho de 2011, pelas 8:45h, candidatos do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de competências de nível básico e secundário, elementos da equipa técnico-pedagógica do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal, familiares e amigos estavam à porta da escola, equipados a rigor, com calçado e roupa leve e desportivo, chapéu e o indispensável farnel para o desafio de descoberta património cultural e natural da serra.
A primeira etapa foi no Rabaçal, com uma visita à “Serqueijos”, fábrica de queijo do Rabaçal e culminou com uma prova substancial dos produtos da sua indústria.
Seguiu-se uma oportunidade para fomentar o gosto e o interesse por espaços com história com a visita à Villa Romana e o Museu do Rabaçal.
No parque de merendas do Espinhal, quais formiguinhas atarefadas, cada um foi contribuindo para a preparação do almoço e os mais afoitos, fazendo honras ao mês dos Santos populares, assaram a sardinha e o pimento na brasa.
Já de barriga bem composta, deu-se início à última etapa: o percurso de 5,5km de acesso à Cascata da Pedra da Ferida, no alto sobranceiro à vila do Espinhal. Para os que se sentiam com menos energia, a junta de freguesia do Espinhal colocou à disposição do grupo uma carrinha que muito contribuiu para o sucesso desta actividade.
Foi um dia muito agradável e deixou em todos o desejo de repetir.




Isabel Trindade e Teresa Rodrigues, Formadoras de CLC e CP

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sessão de Júri de Certificação - NS



"Ainda que os teus passos pareçam inúteis, vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão..."

Saint- Exupéry

terça-feira, 14 de junho de 2011

2ª edição do Curso de Qualificação para estudos Superiores



Depois do sucesso alcançado com a 1.ª edição do Curso de Qualificação para estudos Superiores da Universidade Aberta, informamos que o 2 º Curso de Qualificação para Estudos Superiores terá início no dia a 7 de Novembro de 2011, tendo a duração de um semestre (13 semanas lectivas). A este período acresce a frequência prévia de um Módulo de Ambientação online, com a duração de duas semanas, a realizar entre 10 e 31 de Outubro de 2011.

Destina-se a todos os que pretendam ingressar no ensino superior e que queiram acrescentar à sua formação de base capacidades em áreas fundamentais do saber.

As candidaturas à frequência do Curso decorrem entre os dias 27 de Junho e 15 de Julho de 2011, através do endereço http://www.uab.pt/, mediante inscrição online e anexação (em suporte digital) do certificado de habilitações e do documento de identificação.

Tal como na edição anterior, encontram-se em condições de frequência deste curso quem tenha concluído o 12.º ano de escolaridade ou formação equivalente e pretenda alcançar uma melhor preparação para a frequência de um curso superior.










Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

segunda-feira, 13 de junho de 2011

123 anos de Fernando Pessoa


Eu adoro todas as coisas
E o meu coração é um albergue aberto toda a noite.
Tenho pela vida um interesse ávido
Que busca compreendê-la sentindo-a muito.
Amo tudo, animo tudo, empresto humanidade a tudo,
Aos homens e às pedras, às almas e às máquinas,
Para aumentar com isso a minha personalidade.

Pertenço a tudo para pertencer cada vez mais a mim próprio
E a minha ambição era trazer o universo ao colo
Como uma criança a quem a ama beija.
Eu amo todas as coisas, umas mais do que as outras,
Não nenhuma mais do que outra, mas sempre mais as que estou vendo
Do que as que vi ou verei.
Nada para mim é tão belo como o movimento e as sensações.
A vida é uma grande feira e tudo são barracas e saltimbancos.
Penso nisto, enterneço-me mas não sossego nunca.






Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)


Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

terça-feira, 7 de junho de 2011

O que podem os adultos fazer pelo seu futuro?

No dia 2 de Junho, realizou-se mais uma sessão de esclarecimento, desta vez, sobre o tema transversal de Cidadania, importante para os adultos em geral, procurando responder à questão: O que podem os adultos fazer pelo seu futuro?
Estiveram presentes cerca de sessenta e cinco pessoas, entre candidatos dos cursos e níveis em funcionamento na Escola, formadores e público da comunidade educativa em geral. Feita a apresentação da convidada e os respectivos agradecimentos, pelo formador de cidadania e empregabilidade e moderador do encontro, professor Jorge de Sá, este, deu início ao encontro tentando contribuir para a reflexão, expondo o testemunho de um adulto sobre “as preocupações de um jovem com o seu futuro”:
“ Eu acho que a escola, para mim… dantes era um desperdício de tempo, agora não. Agora já não vejo assim porque preciso dela para arranjar trabalho (…) É assim, sabendo o que eu sei hoje, voltava para a escola para tirar o 9º ano, ou para tirar o 12º. Mais-valia ter perdido mais uns anos, ou coisa assim, na escola do que agora, tipo, não posso… hoje em dia se não tiveres o 9º ano ou o 12º, acabou. Não podes fazer nada na vida.”. José, 6º ano concluído, desempregado (última profissão serralheiro), 20 anos. A Doutora Margarida Lima “ quebrou o gelo” no início do encontro, procurando “dar” tópicos de reflexão ao público, de uma forma comunicativa e interactiva. Centrou a sua intervenção sobre a dimensão da cidadania dos participantes, estimulando-os a reflectirem sobre, vários tópicos: “como melhorar a nossa vida”, “emoções”, “amizade”, “ bem -estar”, felicidade”, “qualidade de vida”, entre outros, numa dinâmica participativa.
O público reagiu com interesse e motivação, e sublinha-se, na intervenção de Margarida Lima, Professora de Psicologia e de Geriatria, na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, a explicação do conceito de “ FLUIR (FLOW) ”, conceito subjacente a uma teoria recente, que se relaciona, entre outros aspectos, com a intensidade e a qualidade do envolvimento emocional das pessoas, dando o exemplo prático, de situações de vida em que “perdemos” a noção do tempo, quando realizamos actividades significativas para o nosso bem- estar e prazer.
Para concluir, diria que mensagem que nos deixou a Doutora Margarida Lima, pode ser associada à “imagem” igualmente clarividente, do antigo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a propósito de Cidadania e Educação, quando disse que (…) “ A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, de realizar, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e acção que se pensa (…) ”
Durante o debate, tomaram a palavra vários participantes, num diálogo exploratório de várias situações de vida.
A Doutora Margarida Lima finalizou a sua intervenção, agradecendo mais uma vez o honroso convite, com uma mensagem clarividente: "São responsáveis pela vossa qualidade de vida! Vocês têm poder! Está na vossa mão! "
O Formador de CE, agradeceu, em nome do CNO e da Escola, a presença da Professora Margarida, deixando a porta aberta para novos desafios de educar com todos.
Jorge de Sá - Formador de Cidadania e Empregabilidade

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Oportunidades para descobrir

Reconhecer a importância da salvaguarda dos recursos naturais para a afirmação da identidade dos lugares,

valorizar as actividades de lazer como forma de melhorar a qualidade de vida,

relacionar o património com cultura/identidade cultural,

fomentar o gosto e o interesse por espaços com história,

proporcionar momentos de convívio entre todos

são os objectivos da actividade dinamizada pelas Formadoras de CLC, Isabel Trindade e CP, Teresa Rodrigues, "Por trilhos e sabores da serra", a acontecer no dia 18 de Junho.

Roteiro da visita
08:45 – Concentração junto à Escola Secundária de Pombal
09:00 – Saída com destino ao Rabaçal
10:00 – Visita à fábrica de queijo Serqueijos, Lda.
11:00 – Visita ao Museu do Rabaçal e percurso até à Vila Romana
12:00 – Almoço partilhado
14:30 – Caminhada para a Ribeira da Azenha/Cascata da Pedra da Ferida


Junte a nós!

Informe-se no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal

Cristina Costa - Coordenadora pedagógica

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Caderneta Individual de Competências

Está disponível, desde 25 de Maio último, a Caderneta Individual de Competências, um dos instrumentos criados no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

Esta caderneta, com modelo e conteúdo aprovados pela Portaria n.º 475/2010, de 8 de Julho, possibilita a consulta das competências (unidades de competência ou de formação integradas no Catálogo Nacional de Qualificações ou outras acções de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações) obtidas ou desenvolvidas pelo seu titular, ao longo da sua vida. A compilação desta informação resulta do registo efectuado pelas Entidades Formadoras ou Centros Novas Oportunidades onde os adultos desenvolveram percursos de qualificação, o qual é automaticamente transposto para a Caderneta.

Por conseguinte, será possível consultar, para cada adulto, o percurso já desenvolvido, o que se encontra a frequentar no momento e o que poderá vir a realizar no futuro.

Por outro lado, todos os adultos terão a possibilidade de aceder à sua própria Caderneta registando-se em www.cadernetadecompetencias.gov.pt.

O registo segue os procedimentos utilizados na abertura de uma conta de e-mail. Para os detentores do cartão de cidadão a autenticação poderá, em alternativa, ser efectuada com recurso a este documento.

A Caderneta Individual de Competências ainda que facultativa, é um documento oficial, pessoal e intransmissível.

Chamamos ainda a atenção para o facto de, muito embora a Caderneta Individual de Competências permitir comprovar a aquisição de competências e a conclusão de formações, a mesma não se substitui aos certificados respectivos.

O principal objectivo da Caderneta Individual de Competências é tornar mais clara e eficaz a apresentação dessa informação, sobretudo junto das entidades empregadoras que poderão, assim, fazer uma avaliação mais imediata das competências dos candidatos a postos de trabalho. Permite ainda que os adultos possam, através da sua consulta, verificar onde pretendem ou necessitam apostar em termos de qualificação.


Fonte : ANQ

Informe-se junto do Centro Novas Oportunidades

Em Maio...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aprende e serás mestre


Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

César Torrado é mais um exemplo de que nunca é tarde para aprender. Ainda há poucos meses tinha apenas a 4ª classe, escolaridade que completou quando tinha 10 anos. Hoje, com 75, e movido pela constante vontade de aprender o Sr. César é mais um dos muitos adultos que viu as suas competências adquiridas ao longo da sua vida serem certificadas. Para ele, esta foi “uma oportunidade de mostrar todos os conhecimentos que tenho vindo a adquirir ao longo da vida, mas também certamente de actualizar outros. Agora tenho a oportunidade de rever toda essa experiência que de outra maneira seria difícil”.

Quando se inscreveu no Centro Novas Oportunidades, o seu principal objectivo era “aprender a trabalhar com o computador”, no entanto, foi-lhe proposto conciliar essa formação com o processo RVCC, permitindo deste modo a certificação do 9º ano de escolaridade. Como gosta de aprender e de desafios, o Sr. César decidiu aceitar pois considera que “é sempre bom saber sempre mais porque a vida é um constante desafio”.

A certificação não foi uma meta e no futuro gostaria de continuar a aprender, “viajar para conhecer outros países e locais, convivendo e conhecendo pessoas novas, partilhando cultura e experiências”.

São pessoas como o Sr. César que reforçam o ideal de aprendizagem ao longo da vida e que muito contribuem e inspiram os que o rodeiam.



Romeu Machado - Profissional de RVC

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Construção do seu futuro em debate

No próximo dia 2 de Junho, pelas 20h vai decorrer, no auditório Dra Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal, o último espaço de debate deste ano lectivo, dinamizado pelo Formador de Cidadania e Empregabilidade.


Teremos entre nós a Professora Doutora Margarida Lima, que nos virá ajudar a encontrar a resposta à questão "O que podem os adultos fazer pela construção do seu Futuro?"



Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prémio Literário “Marquês de Ouro”

Comodamente instalado num expositor da Biblioteca da nossa Escola, repousa o livro Um Ano Estrangeiro. Com curiosidade mesclada de surpresa, retiro-o do seu suporte e começo por observar a capa, enquanto vou reflectindo sobre este título que, à partida, nos convida a viajar. Eis que algumas hipóteses surgem repentinamente. Poderá esta narrativa levar-nos a descobrir alguns países? Que ambientes serão descritos? Para que época viajaremos? Com que personagens contactaremos? Que acontecimentos serão por nós testemunhados?


Para descobrir respostas a estas perguntas (e a muitas outras que a obra de Brigitte Giraud em nós desperta), sentimo-nos com vontade de começar a ler imediatamente Um Ano Estrangeiro.


A leitura deste livro (ou de outro dos 4 livros seleccionados) proporcionará ainda a possibilidade de participar no Prémio Literário “Marquês de Ouro”. Para mais informações, pode ser consultado o regulamento desta actividade desenvolvida pela Biblioteca, em http://espombal-m.ccems.pt/


Leia e participe! Viaje com “Um ano estrangeiro”…


Lídia Ribeiro - Formadora de CLC

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sugestão de leitura

O pai via-o amuado pelos cantos e perguntava às mulheres da casa:
- Que diabo tem o rapaz?
E, como ninguém lhe explicasse aquela tristeza, trouxe-o uma tarde para junto do Tunante, o cão guardador do curral das vacas.
Ali se puseram em conversa.
Foi a primeira conversa a sério que o Silvestre Cuco teve com o filho. Este nunca mais esqueceu tal dia, em que fez uma das descobertas mais surpreendentes da sua vida.
Falaram de homem para homem. Sim, senhor, de homem para homem, e o Constantino sabe bem o que lhe custou essa conquista. Quando se abriu com o pai para lhe confessar que a mãe não gostava dele por causa do nariz, apareceu-lhe de repente nos olhos uma grande vontade de chorar. Embargou-se-lhe a voz, as palavras começaram a sair todas cortadas, e vai então o pai disse-lhe assim:
- Um homem nunca chora, mesmo que veja as tripas doutro na mão...
Apressado, o Constantino deitou a ponta dos dedos a umas lágrimas que queriam rebentar, e ali mesmo as esmagou, segurando as outras todas que já vinham numa carreirinha para fazerem o pranto. Baixou a cabeça por instantes, erguendo-a depois com um sorriso. Encararam-se, o pai animou-o com um olhar que ele conhecia, e o Constantino percebeu que ganhara nesse dia o seu melhor camarada.



Alves Redol, Constantino, Guardador de vacas e de sonhos, 1962

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia da Europa


Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.

Saiba mais aqui.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Exames Decreto-Lei 357/2007 - época de Maio

Lembramos que estão “aí à porta” os exames a nível de escola, ao abrigo do Decreto-Lei 357/2007, de 29 de Outubro – Época de Maio de 2011.

Aproveite as actividades de Apoio em Sala de Estudo!

Consulte o calendário que também está afixado na Escola.

Exames_e_apoios_Maio_D._L

terça-feira, 3 de maio de 2011

Também se aprende e muito no processo RVCC

Iniciei o processo RVCC no mês de Outubro do ano de 2010. Confesso que a primeira impressão com que fiquei não foi muito animadora, uma vez que me foi dito que na modalidade do Processo RVCC o objectivo não era propriamente para aprender, mas sim evidenciar as competências que adquirimos com a experiência ao longo da vida. Como apenas tinha 32 anos de idade, fiquei um pouco apreensivo, pensando se com a minha experiência de vida iria conseguir atingir os créditos necessários nas diversas áreas de competência chave para poder obter a certificação do 12º ano.


Para minha surpresa, no decorrer do processo e, à medida que ia assistindo às sessões de reconhecimento, verifiquei que afinal também se aprende e muito no processo RVCC.


Para tal, contribuíram todos os formadores e técnicos que me acompanharam ao longo destes meses.


Este processo deu-me também a possibilidade de melhorar as minhas competências ao nível da utilização das novas tecnologias, através interacção e comunicação que estabelecia com os colegas do grupo e com a Profissional de RVC por meio de uma rede social, a mixxt, potencialidade que até então nunca tinha explorado.


O facto de construir um e-PRA foi de certa forma uma motivação adicional, uma vez que facilitou todo o processo e contribuiu para enriquecer os meus conhecimentos. Posso dizer que se o objectivo da Iniciativa Novas Oportunidades é formar pessoas, desenvolver o gosto pela aprendizagem, desenvolver a autonomia na busca de conhecimento, o objectivo foi plenamente alcançado. Sinto-me muito realizado com esta nova conquista!



Pedro Ferreira - Candidato certificado- RVCC NS

Em Abril...

domingo, 1 de maio de 2011

Celebrar o Dia da Mãe


Algo com que nos deparamos em tantas histórias de vida é a emoção com que as pessoas nos revelam a importância da sua mãe nas suas vidas, e como as figuras femininas identificam como elemento mais significativo da sua vida, a maternidade. A todas as mães, um bem hajam!


Lisa Figueiredo - Profissional de RVC



Para Sempre
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'

sexta-feira, 29 de abril de 2011

3ª corrida Novas Oportunidades

terça-feira, 26 de abril de 2011

Colheita de sangue

Vimos informar que irá decorrer, durante todo o dia 28 de Abril ( quinta-feira), entre as 9.00 horas e as 17.00 horas, a actividade " Colheita de sangue" efectuada pelo Centro Regional de Sangue de Coimbra ( Instituto Português do Sangue). Esta actividade terá lugar na sala dos Clubes (junto à Associação de Estudantes).


A Equipa de Educação para a Saúde

No próximo dia 1 de Maio, domingo, pelas 15h30, tem início a XVII Feira do Livro de Pombal, que decorre no Largo da Biblioteca Municipal até ao dia 8 de Maio.

A Feira do Livro de Pombal integra também o IX Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal - Caminhos de Leitura, que se realiza nos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, onde se pretende promover a reflexão sobre a temática da literatura infanto-juvenil e consciencializar as pessoas para as diferentes variáveis no contexto da leitura e para os diferentes instrumentos de intervenção.

Durante o período da Feira do Livro, o visitante pode ainda conhecer e visitar a exposição "Encontro com Bichos - uma mostra de memórias, ilustrações e objectos", de Javier Sáez Castán, patente ao público na Biblioteca Municipal até dia 23 de Maio de 2011.

Programa da XVII Feira do Livro de Pombal

- Actividades para Crianças
Dia 1, domingo
16h00 - "Eva, entre Portugal e Moçambique"
Uma exposição à volta da geografia do livro Eva, de Margarida Botelho

16h30 - "O limpa palavras"
Atelier de literatura e dança, GRUPO: Jangada de Pedra, APOIO: Cultrede

17h30 - "A Biblioteca Privada do Capitão Marlow"
Uma viagem pelos livros do mundo de Manuel Sevillano

- Actividades para Grupos Escolares
De dia 2 (sábado) a dia 5 (quinta-feira)
10h00, 11h00, 14h00, 15h00 - "Era uma vez… várias vezes"
Espectáculo infantil, Grupo Óqtrup

10h30, 11h30, 14h30, 15h30 - "A Biblioteca Privada do Capitão Marlow"
Uma viagem pelos livros do mundo de Manuel Sevillano

10h30, 11h30, 14h30, 15h30 - "Eva, entre Portugal e Moçambique"
Uma exposição à volta da geografia do livro Eva, de Margarida Botelho

- Acções de Formação [Inscrições na Biblioteca Municipal]
Dias 3, 4 e 5 de Maio
18h00 às 22h00 - "Os livros não mordem, a leitura sim", Rodolfo Castro
18h00 às 22h00 - "Ler como quem escreve, escrever como quem lê", Maria Teresa Meireles

- Outros Eventos
Dia 1, domingo
17h00 - Apresentação do Livro Os guardiões das florestas, de Márcia Morgado e Evandro Morgado, com ilustrações de Sebastião Peixoto
Editora: Opera Omnia

18h00 - Apresentação do Livro A Noite das Mulheres Cantoras, de Lídia Jorge
Editora: Dom Quixote

Dia 6, sexta-feira
18h39 - "Palavras à desgarrada", Paulo Condessa e José Fanha
21h29 - "Rengue, rengue, rengue... Histórias do rio do esquecimento", Manuel Sevillano
22h19 - "El regalo de los árboles", Estrella Ortiz
23h09 - "Histórias que espelham pessoas", Jorge Serafim

Dia 7, sábado
17h39 - "Palavras à desgarrada", Jorge Serafim e Thomas Bakk

18h29 - Apresentação do Livro E tu, gostas de histórias, de Sílvia Alves, com ilustrações de Susana Leite
Editora: Paulinas

21h39 - "Fábulas Fabulosas", Arte Pública

Dia 8, domingo
16h30 - "Eva, entre Portugal e Moçambique", Uma exposição à volta da geografia do livro Eva, de Margarida Botelho

17h30 - "A Biblioteca Privada do Capitão Marlow", Uma viagem pelos livros do mundo de Manuel Selvillano

17h30 - "Soirées de Poesia", Círculo dos Poetas de Pombal

18h30 - Apresentação do Livro Fábulas em verso, de Joana Afonso, com ilustrações de Isabel Valfigueira
Editora: Everest

Livrarias Presentes:
- K de Livro
- Sérgio Soares

Horário da Feira
1 Dom - 14h00 às 22h00
2 Seg a 5 Qui - 09h30 às 22h00
6 Sex e 7 Sáb - 08h30 às 24h00
8 Dom - 14h00 às 20h00

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Abrindo caminhos de futuro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Esperança renovada

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Relatório da UE sobre a educação

Os países da UE melhoraram os seus sistemas de ensino em áreas-chave ao longo da última década, mas só conseguiram atingir um dos cinco valores de referência fixados para 2010, revela o relatório da Comissão Europeia sobre os novos progressos em matéria de educação e formação.

A UE alcançou o seu objectivo de aumentar o número de diplomados em matemática, ciências e tecnologia, com um aumento de 37% desde 2000 – tendo facilmente superado a meta dos 15%.

Significativos, mas insuficientes, foram os progressos alcançados na redução da taxa de abandono escolar, no aumento do número de alunos que concluem o ensino secundário, na melhoria das competências em leitura e no aumento da percentagem dos adultos que participam no ensino ou na formação.

Fonte: Press release (IP/11/488, 19 april 2011)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Participámos na ExpoJuventude




domingo, 17 de abril de 2011

Primeiro brainstorming no quadro do projecto Going LLL


Going LLL é um projecto europeu de investigação que resulta de uma parceria entre a ANQ e a Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O principal objectivo do Going LLL é definir caminhos futuros para a Aprendizagem ao Longo da Vida, partindo da realidade dos Centros Novas Oportunidades existentes.

No dia 13 de Abril, os Directores e Coordenadores dos Centros Novas Oportunidade de CEPRA, Arrábida, Universidade Autónoma de Lisboa e Escola Secundária de Pombal participaram, nas instalações da Universidade Católica, num primeiro brainstorming no âmbito do projecto.

Foi uma manhã de valorização do caminho percorrido, das dúvidas e razões discutidas desde a criação dos CRVCC, de partilha de opiniões para a modelização de centros indutores de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Um pequeno contributo para a concretização do projecto, mas certamente o reforço do desejo de continuar de mangas arregaçadas no desafio conjunto de um novo ciclo de estímulo para as "cadeias de valor", Aprendizagem e Formação ao Longo da Vida na sociedade da informação.


Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma sessão de acolhimento especial

7 de Abril de 2011: uma data particular para a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal.
Pelas 20:00h, na sala 205, esteve presente um grupo de seis candidatos portadores de deficiência auditiva que reafirmaram a necessidade do sistema e das práticas educativas, nomeadamente da Iniciativa Novas Oportunidades, assegurarem a gestão da diversidade, respondendo assim às necessidades educativas de todos os candidatos.

“Se os outros podem, porque é que nós não podemos? Apenas porque somos surdos? " Estas eram algumas das questões que colocavam à Drª Patrícia Gonçalves, Técnica da Cercipom, que nos procurou no sentido de saber qual a resposta que poderia ser dada a estes candidatos. Depois de alguns contactos com a Casa Pia de Lisboa e com a equipa do Centro Novas Oportunidades de Maceira, detentores de alguma experiência no trabalho com pessoas surdas, aceitámos o desafio e no dia 7 lá estávamos a realizar a primeira sessão de trabalho.

O nervosismo que nos invadiu, num primeiro momento, com o decorrer da sessão, foi-se dissipando graças à boa disposição e entusiasmo evidentes nos rostos daqueles candidatos que já há muito ansiavam pela sua oportunidade.

É de enaltecer também o excelente trabalho desenvolvido pela intérprete Joana Sousa que serviu de elo de ligação entre os candidatos surdos e a equipa do nosso Centro, sem a qual, o acesso à informação seria delicado.

No contacto directo com a realidade de pessoas surdas, apercebemo-nos da real necessidade de educar para a inclusão. Porém, alcançar este objectivo não parece ser tarefa fácil, pois não basta apenas receber pessoas com necessidade educativas especiais, é necessário formar profissionais, adaptar estruturas físicas e materiais e, acima de tudo, sensibilizar toda a comunidade educativa de que todos têm direito à aprendizagem e ao reconhecimento dos saberes e competências adquiridas em contextos diversos.

Patrícia Amado - Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

sábado, 9 de abril de 2011

Também estamos no Facebook

Depois do Picasa e do Twitter, aderimos à rede social mais popular, o Facebook para partilhar informação relevante do nosso Centro. Visite-nos !

sábado, 2 de abril de 2011

Março marçagão

quarta-feira, 30 de março de 2011

Insrcições para exames

Decorrem de 1 a 22 de Abril as inscrições para os exames ao abrigo do Decreto Lei 357/2007 - Vias de conclusão e certificação do ensino secundário. Estes exames destinam-se a candidatos com idade igual ou superior a 18 anos e que tenham frequentado, sem concluir (até 6 disciplinas por concluir), cursos do nível secundário já extintos.



Venha informar-se connosco!
Exames D-. L. 357 - época de Maio

terça-feira, 29 de março de 2011

Sugestão de leitura

Quem é António Augusto Millhouse Pascal?

Que segredos rodeiam a vida deste homem de idade, que se esconde do mundo num casarão de província, acompanhado de três netos insolentes, um jardineiro soturno e uma lista de clientes tão abastados e vividos, como perigosos e loucos?


São estes os mistérios que o narrador, um rapaz de uma família modesta, vai procurar desvendar não podendo adivinhar que o emprego que lhe é oferecido por Millhouse Pascal se irá transformar numa obsessão que acabará por consumir a sua própria vida. Passando pelo Alentejo, por Lisboa e por Nova Iorque em plenos anos oitenta - época de todas as ganâncias - e, desvendando o passado turbulento do seu patrão - na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial -, As Três Vidas é uma viagem de autodescoberta através do «outro».


Rosinda Pimentel - Coordenadora da Biblioteca Escolar

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta


Sábado, 26 de Março, o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, o Aqueduto das Águas Livres vão estar às escuras, as luzes de alguns monumentos históricos de 60 cidades portuguesas vão ser desligadas.

A “Hora do Planeta”,uma iniciativa da World Wide Fund for Nature (WWF) tem como objectivo alertar para os perigos das alterações climáticas.

Todos os anos a organização incentiva cidades de todo o mundo a desligarem as luzes por uma hora, neste caso entre as 20h30 e as 21h30.

O evento começa em Sidney alastrando-se aos restantes países em efeito onda devido aos diferentes fusos horários.

Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana da Leitura



Decorre na Biblioteca Escolar a Feira do Livro, integrada na Semana da Leitura(21 a 25 de Março).

Dia 21 - Celebração o dia Mundial da Poesia e o Ano Internacional da Floresta
Dia 23 - Lançamento do Livro "Talentos"
Dia 26 - Presença do ilustrador Carlos J. Campos
Dia 5 de Abril - Presença do escritor João Tordo.


Boas iniciativas a não perder!



Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

Portal da ESP



O portal da Escola Secundária de Pombal já está online e permite o acesso a todas as plataformas em uso nesta escola, ao jornal online, a Semente, sem esquecer o blogue do nosso Centro.

Visite-nos!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Rescaldo do 2º encontro com sumo - Sobreendividamento das fámílias

O consumismo pode ser definido como uma compulsão para consumir. Mas como fazer para não aderir ao “ estatuto” de consumista?

A fórmula clássica e aparentemente simples é distinguir o essencial do necessário e o necessário do supérfluo.

No entanto é muito difícil estabelecer o limite entre consumo e consumismo, pois a definição de necessidades básicas e supérfluas está intimamente ligada às características culturais da sociedade e do grupo a que pertencemos. O que é básico para uns pode ser supérfluo para outros e vice-versa.

Esta questão levou à necessidade de organização de uma sessão de esclarecimento, tendo a equipa técnico-pedagógica do RVCC, através da área de Cidadania e de Empregabilidade- Referencial de Competência-Chave de nível básico, convidado a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o efeito e que decorreu no passado dia16 de Março, no Auditório Gabriela Coelho, da Escola Secundária de Pombal, tendo como tema, O Sobreendevidamento das Familias, que proporcionou aos mais de oitenta participantes ali presentes, a reflexão sobre “ uma realidade” que é um verdadeiro drama para muitas famílias.

A técnica da DECO convidada, Drª. Carolina Silva, na sua intervenção “prendeu” a assistência, com uma comunicação clara concisa e precisa, motivando um diálogo franco e interesado entre todos, “testemunhada” com situações concretas de sobreendevidamento pessoal e familiar.
Referiu que: - o consumidor necessita de cada vez mais informação para uma escolha acertada, que satisfaça as suas reais necessidades, dentro das suas efectivas possibilidades financeiras, evitando situações de consumo excessivo ou mesmo de sobreendividamento. A criação de um orçamento familiar mensal parece ser uma estratégia fundamental no controle dos gastos e na criação de poupanças, referiu a Jurista convidada. Deu também, exemplos concretos e elucidativos de aspectos técnico-jurídicos relacionados com as “implicações” dos contratos eventualmente celebrados.

A sessão visava:- informar/aconselhar o consumidor endividado/sobreendividado;-facultar toda a informação útil e necessária que auxilie os consumidores numa escolha esclarecida e responsável.- contribuir para a mudança dos comportamentos, atitudes e valores dos cidadãos; - divulgar critérios de escolha que ajudem o consumidor na selecção e aquisição de produtos e serviços;- ajudar o consumidor a gerir o seu orçamento familiar;- ajudar sempre que possível, o consumidor a elaborar um plano de pagamentos; - apoiar o consumidor na renegociação dos seus encargos/créditos; - alertar para o endividamento das famílias (causas); - reflectir sobre a importância da poupança.

A oradora , “já no cair do pano” agradeceu o convite formulado pelo CNO, apelando à criação nas famílias de um orçamento familiar mensal, para assim esta melhor controlar os gastos no seu dia-a-dia.

Ao longo da sua intervenção pude registar algunas palavras “ premonitórias” que não deixam certamente ninguém indiferente: “(…)A sociedade exige muito de nós(…), (…)as pessoas não são fáceis(… ), (…) É preciso mudar de hábitos(…)!

O Formador de CE, agradeceu, em nome do CNO e da Escola, a presença da DECO, que, desde o ano 2000, disponibiliza apoio aos consumidores sobreendividados através do seu Gabinete de Apoio ao Sobreendividado.



Jorge de Sá - Formador de CE

Cantos e contos em família



Consulte o programa aqui.

terça-feira, 15 de março de 2011

2º encontro com sumo- Sobreendividamento das famílias

Dia 15, a DECO está de novo entre nós!

Parcipe em mais um espaço de informação e debate para uma escolha esclarecida e responsável enquanto consumidores bem como para uma reflexão conjunta sobre a importância da poupança.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

sábado, 12 de março de 2011

Celebrar o dia do Pi


No dia 14 de Março (data que nos EUA se escreve 3/14), celebra-se em todo o mundo o Dia do π.

Esta celebração tem como objectivo promover junto do público em geral o gosto pela matemática, aproveitando o interesse que o π tem suscitado ao longo dos tempos em todas as culturas.

A aplicação da letra grega π para designar este número foi utilizada pela primeira vez em 1706 na publicação "Synopsis Palmariorium Mathesios" de William Jones.

É a mais antiga constante matemática que se conhece, sendo um número irracional, uma vez que tem infinitas casas decimais e não é periódico.

Para saber mais sobre o π, leia o folheto criado pelo Formador de Matemática para a Vida com ilustração do Formador de TIC para distribuir a todos os candidatos do processo RVCC de nível básico e ser explorado em sessões de formação complementar.


Parabéns pela iniciativa!


Crsitina Costa - Coordenadora pedagógica

quarta-feira, 9 de março de 2011

Batalha da Redinha - recriação histórica


segunda-feira, 7 de março de 2011

Celebrar o Dia da Mulher

As três idades da Mulher - Gustav Klimt

"Deixemos que os valores femininos se desenvolvam na nossa sociedade, para que as mentalidades mudem."



Dalai Lama

sexta-feira, 4 de março de 2011

Lançamento do Programa e.escola 2.0

Já foi publicada em Diário da República a resolução do Conselho de Ministros que substitui o programa e.escola pelo e-escola 2.0 e que pretende garantir a infoinclusão dos alunos dos ensinos básico e secundário, dos professores e dos adultos que estejam em programas de formação, através do acesso aos equipamentos mais adequados.

Este novo programa pretende criar um novo enquadramento que possibilite a continuidade no acesso a computadores portáteis e à internet pela comunidade educativa; promover a criação e a utilização de conteúdos educativos, através de um novo nível de apropriação social das tecnologias de informação e comunicação sobre a infra-estrutura instalada de computadores e ligações à internet; e incentivar a utilização das redes de nova geração, que estarão implementadas um pouco por todo o país até 2012.


Fonte: Newsletter Novas Oportunidades nº 24

Testes para aquisição de nacionalidade portuguesa

A aquisição da nacionalidade portuguesa pressupõe, por parte de quem visa adquiri-la, a existência de conhecimentos prévios de língua portuguesa, tal como regula a Portaria n.º 1403-A/2006, de 15 de Dezembro.

Estes conhecimentos são verificados mediante a realização de testes de diagnóstico para esse efeito em estabelecimentos de ensino e em outras instituições. Contudo, a dispersão geográfica dos locais onde se realizam esses mesmos testes compromete o prazo estabelecido por aquela Portaria para a disponibilização dos resultados alcançados.


Assim, para que possa ser dada continuidade à eficácia do processo de divulgação das classificações, estas passam a ser publicitadas, de acordo com a Portaria n.º 60/2011, de 2 de Fevereiro, no sítio electrónico da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, para além dos locais onde os testes foram efectuados.


Estes novos procedimentos começaram a ser aplicados aos testes de diagnóstico que se realizaram no 4.º trimestre de 2010.



Fonte: Newsletter Novas Oportunidades nº 24

quarta-feira, 2 de março de 2011

Rescaldo da visita de estudo



Éramos 48 e rumámos a Lisboa. O frio foi ficando para trás e o sol começou a brilhar à medida que nos aproximávamos do destino. Predominava a boa disposição e um clima favorável ao aprofundamento de relações entre todos aqueles que se aventuravam numa viagem pela história, pelo património e pela arte.

As experiências começaram pela manhã, no Museu da Presidência e Palácio de Belém, e terminaram ao fim da tarde, na Assembleia da República. Os guias, excepcionais nalguns casos, fizeram-nos sentir e compreender os espaços. Apropriámo-nos do passado que nos é comum, desfrutámos de sensações e de emoções. Factos históricos, condecorações, procedimentos, mecanismos, materiais, colunas, arcos em ogiva perfeita, objectos de adorno, serviços de chá e de jantar, carpetes, retratos, rostos, cheiros e cores permanecem na nossa memória, com o significado e a importância que cada um lhes atribuiu. Com horizontes culturais alargados olhamos agora para o futuro mais conscientes da nossa identidade nacional e despertos para o exercício de uma cidadania participativa e responsável.

Não menos importante foi a hora de almoço, livre, mas com ponto de (re)encontro: local polvilhado de açúcar e canela, a fábrica dos Pastéis de Belém. Mais história, azulejos, salões, mordomias, sabores…

A equipa que esteve na organização agradece a participação de todos, e de cada um em particular, que deram sentido a esta iniciativa.

Nota: Quem ainda não o fez, está convidado a passar pelo Centro para registar as suas memórias deste dia.
Teresa Rodrigues - Formadora de CP e Isabel Trindade - Formadora de CLC