sexta-feira, 3 de junho de 2011

Caderneta Individual de Competências

Está disponível, desde 25 de Maio último, a Caderneta Individual de Competências, um dos instrumentos criados no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

Esta caderneta, com modelo e conteúdo aprovados pela Portaria n.º 475/2010, de 8 de Julho, possibilita a consulta das competências (unidades de competência ou de formação integradas no Catálogo Nacional de Qualificações ou outras acções de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações) obtidas ou desenvolvidas pelo seu titular, ao longo da sua vida. A compilação desta informação resulta do registo efectuado pelas Entidades Formadoras ou Centros Novas Oportunidades onde os adultos desenvolveram percursos de qualificação, o qual é automaticamente transposto para a Caderneta.

Por conseguinte, será possível consultar, para cada adulto, o percurso já desenvolvido, o que se encontra a frequentar no momento e o que poderá vir a realizar no futuro.

Por outro lado, todos os adultos terão a possibilidade de aceder à sua própria Caderneta registando-se em www.cadernetadecompetencias.gov.pt.

O registo segue os procedimentos utilizados na abertura de uma conta de e-mail. Para os detentores do cartão de cidadão a autenticação poderá, em alternativa, ser efectuada com recurso a este documento.

A Caderneta Individual de Competências ainda que facultativa, é um documento oficial, pessoal e intransmissível.

Chamamos ainda a atenção para o facto de, muito embora a Caderneta Individual de Competências permitir comprovar a aquisição de competências e a conclusão de formações, a mesma não se substitui aos certificados respectivos.

O principal objectivo da Caderneta Individual de Competências é tornar mais clara e eficaz a apresentação dessa informação, sobretudo junto das entidades empregadoras que poderão, assim, fazer uma avaliação mais imediata das competências dos candidatos a postos de trabalho. Permite ainda que os adultos possam, através da sua consulta, verificar onde pretendem ou necessitam apostar em termos de qualificação.


Fonte : ANQ

Informe-se junto do Centro Novas Oportunidades

Sem comentários: