segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma sessão de acolhimento especial

7 de Abril de 2011: uma data particular para a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal.
Pelas 20:00h, na sala 205, esteve presente um grupo de seis candidatos portadores de deficiência auditiva que reafirmaram a necessidade do sistema e das práticas educativas, nomeadamente da Iniciativa Novas Oportunidades, assegurarem a gestão da diversidade, respondendo assim às necessidades educativas de todos os candidatos.

“Se os outros podem, porque é que nós não podemos? Apenas porque somos surdos? " Estas eram algumas das questões que colocavam à Drª Patrícia Gonçalves, Técnica da Cercipom, que nos procurou no sentido de saber qual a resposta que poderia ser dada a estes candidatos. Depois de alguns contactos com a Casa Pia de Lisboa e com a equipa do Centro Novas Oportunidades de Maceira, detentores de alguma experiência no trabalho com pessoas surdas, aceitámos o desafio e no dia 7 lá estávamos a realizar a primeira sessão de trabalho.

O nervosismo que nos invadiu, num primeiro momento, com o decorrer da sessão, foi-se dissipando graças à boa disposição e entusiasmo evidentes nos rostos daqueles candidatos que já há muito ansiavam pela sua oportunidade.

É de enaltecer também o excelente trabalho desenvolvido pela intérprete Joana Sousa que serviu de elo de ligação entre os candidatos surdos e a equipa do nosso Centro, sem a qual, o acesso à informação seria delicado.

No contacto directo com a realidade de pessoas surdas, apercebemo-nos da real necessidade de educar para a inclusão. Porém, alcançar este objectivo não parece ser tarefa fácil, pois não basta apenas receber pessoas com necessidade educativas especiais, é necessário formar profissionais, adaptar estruturas físicas e materiais e, acima de tudo, sensibilizar toda a comunidade educativa de que todos têm direito à aprendizagem e ao reconhecimento dos saberes e competências adquiridas em contextos diversos.

Patrícia Amado - Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

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