sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aprende e serás mestre


Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

César Torrado é mais um exemplo de que nunca é tarde para aprender. Ainda há poucos meses tinha apenas a 4ª classe, escolaridade que completou quando tinha 10 anos. Hoje, com 75, e movido pela constante vontade de aprender o Sr. César é mais um dos muitos adultos que viu as suas competências adquiridas ao longo da sua vida serem certificadas. Para ele, esta foi “uma oportunidade de mostrar todos os conhecimentos que tenho vindo a adquirir ao longo da vida, mas também certamente de actualizar outros. Agora tenho a oportunidade de rever toda essa experiência que de outra maneira seria difícil”.

Quando se inscreveu no Centro Novas Oportunidades, o seu principal objectivo era “aprender a trabalhar com o computador”, no entanto, foi-lhe proposto conciliar essa formação com o processo RVCC, permitindo deste modo a certificação do 9º ano de escolaridade. Como gosta de aprender e de desafios, o Sr. César decidiu aceitar pois considera que “é sempre bom saber sempre mais porque a vida é um constante desafio”.

A certificação não foi uma meta e no futuro gostaria de continuar a aprender, “viajar para conhecer outros países e locais, convivendo e conhecendo pessoas novas, partilhando cultura e experiências”.

São pessoas como o Sr. César que reforçam o ideal de aprendizagem ao longo da vida e que muito contribuem e inspiram os que o rodeiam.



Romeu Machado - Profissional de RVC

Sem comentários: