terça-feira, 3 de maio de 2011

Também se aprende e muito no processo RVCC

Iniciei o processo RVCC no mês de Outubro do ano de 2010. Confesso que a primeira impressão com que fiquei não foi muito animadora, uma vez que me foi dito que na modalidade do Processo RVCC o objectivo não era propriamente para aprender, mas sim evidenciar as competências que adquirimos com a experiência ao longo da vida. Como apenas tinha 32 anos de idade, fiquei um pouco apreensivo, pensando se com a minha experiência de vida iria conseguir atingir os créditos necessários nas diversas áreas de competência chave para poder obter a certificação do 12º ano.


Para minha surpresa, no decorrer do processo e, à medida que ia assistindo às sessões de reconhecimento, verifiquei que afinal também se aprende e muito no processo RVCC.


Para tal, contribuíram todos os formadores e técnicos que me acompanharam ao longo destes meses.


Este processo deu-me também a possibilidade de melhorar as minhas competências ao nível da utilização das novas tecnologias, através interacção e comunicação que estabelecia com os colegas do grupo e com a Profissional de RVC por meio de uma rede social, a mixxt, potencialidade que até então nunca tinha explorado.


O facto de construir um e-PRA foi de certa forma uma motivação adicional, uma vez que facilitou todo o processo e contribuiu para enriquecer os meus conhecimentos. Posso dizer que se o objectivo da Iniciativa Novas Oportunidades é formar pessoas, desenvolver o gosto pela aprendizagem, desenvolver a autonomia na busca de conhecimento, o objectivo foi plenamente alcançado. Sinto-me muito realizado com esta nova conquista!



Pedro Ferreira - Candidato certificado- RVCC NS

Sem comentários: