sábado, 29 de novembro de 2008

2º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades no Second Life


Reflectir sobre Educação, Qualificação e Futuro é forçosamente delinear alternativas a partir dos desenvolvimentos tecnológicos, das renovadas formas de comunicação, da construção de novos contextos de interacção e de construção do conhecimento.

O 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação, em parceria com a Unversidade de Aveiro, permite a todos os seus participantes dar um salto para o ambiente virtual 3D - Second Life.

Criado, em 2003, pela empresa americana Linden Lab, Second Life, aparece como um dos mais promissores espaços educativos. As Universidades de Aveiro, do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Politécnico de Santarém fazem parte das instituições de ensino superior que procuram explorar as potencialidades dos espaços virtuais de aprendizagem mas também empresas como a IBM se fazem representar e actuam neste espaço de encontro de dimensão planetar.

O nosso CNO aceitou o convite para uma visita guiada a alguns dos espaços portugueses relacionados com Educação/Formação. Criado o nosso avatar, dia 28 de Novembro, pelas 21:30, juntámo-nos aos nossos simpáticos anfitriões e fomos até à Universidade de Aveiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, PT Inovação, Academia Portucalis.

Procurando ultrapassar as dificuldades de orientação do nosso avatar, com a ajuda das mais variadas e estranhas personagens, foi num clima de verdadeiro acolhimento que pudemos tomar conhecimento dos projectos desenvolvidos em cada um destes espaços de fantasia, de libertação das limitações do real.
Dia 3 lá estaremos de novo:)
Cristina Costa

Sem comentários: