Logo que tive conhecimento do processo de RVCC para o nível secundário, não hesitei em inscrever-me no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal. Fui um dos membros do grupo 6 que fez a apresentação a Júri no dia 05 de Novembro de 2008. Para mim este processo foi uma surpresa agradável do início ao fim. Iniciou com a necessária entrevista, seguindo uma sessão geral para apresentação das exigências do processo. Inicialmente, fiquei com a convicção de que o processo não seria uma mais-valia em termos de aprendizagem. Contudo, com a apresentação das primeiras actividades e a metodologia a seguir, verifiquei que pelo facto de a comunicação, desenvolvimento e apresentação das actividades ser com recurso a ferramentas da Web 2.0 seria uma oportunidade para desenvolver competências numa área cada vez mais actual e indispensável no presente e no futuro. A plataforma utilizada onde organizámos e publicámos as actividades desenvolvidas dispõe de diversas ferramentas de grande interesse comunicativo. Foi o motor da motivação para todos os elementos e, de forma mais ou menos criativa, levou facilmente à exploração das suas potencialidades com significativa evolução individual, permitindo partilhar com todos os membros convidados algumas experiências, ajudando a enriquecer o conhecimento e a recordar vivências. A formação complementar nas áreas de CLC e em especial Língua estrangeira, foram de grande importância, verificando-se uma evolução significativa das capacidades de todos na exploração e desenvolvimento das suas actividades.
A construção do e-portefólio com recurso a ferramentas da Web 2.0 foi de facto uma forma de conhecer e desenvolver competências, utilizando algumas ferramentas disponíveis nas novas tecnologias, de fácil utilização e que podem ser úteis no dia-a-dia. A utilização destas ferramentas estimulou a motivação, levando ao aprofundamento e investigação das suas potencialidades e à adquisição de competências extra que irão ajudar no futuro da actividade de cada elemento.
O trabalho de toda a equipa do CNO, desde técnicos,formadores e avaliador foi notável.
A metodologia utilizada e cooperação existente entre técnicos e o grupo foram excelentes, mostrando sempre disponibilidade para esclarecimentos adicionais. Também o timing das sessões foi óptimo sem prejuízo para a actividade profissional.
Foi notória a compreensão e o interesse de todos os elementos do grupo e a sua evolução com autonomia na aprendizagem, apresentando novos conhecimentos de exploração em cada sessão. Enfim, foi com grande satisfação que conclui mais uma etapa da minha vida e olhando para o passado, posso afirmar que valeu a pena! Este projecto para além do reconhecimento dos meus valores e capacidades, foi também ocasião de aprendizagem e de enriquecimento ao nível pessoal dado que elementos do grupo, inicialmente desconhecidos, acabaram por se tornar óptimos amigos.
Vitor Silva – Director Técnico de Manutenção Industrial
Sem comentários:
Enviar um comentário