quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Impressões sobre o RVCC


Caros leitores, bloguistas, leitores assíduos ou mesmo leitores de impulso do Centro Nova Oportunidades da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Pombal.
Encontro-me no início do processo RVCC- secundário, na fase da elaboração da narrativa digital. No início tinha algum receio sobre a qualidade e integridade do processo RVCC, aliás como mencionei no início dos meus trabalhos.
Tenho investido algum tempo a ler e reler tanto o guia de operacionalização como o Referencial de Competências-chave. A leitura não foi com o intuito de localizar algo para pontuar o meu trabalho, mas sim em busca de entender o mecanismo, a metodologia e os conceitos subjacentes a este processo de Reconhecimento, Validação de Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida. Tratava-se enfim de encontrar um fio condutor na filosofia e credibilidade deste processo. Pelo que tenho lido, sentido e pelo que tenho auscultado da opinião pública (salvo raras excepções), este processo inspira-me confiança pelos seguintes motivos:
1. O processo RVCC afigura-se-me adequado aos objectivos pretendidos, pois possui ferramentas de controlo, de medida e de acompanhamento necessárias para dar credibilidade ao processo;
2. A selecção da equipa é de louvar, uma vez que sabem de um modo muito próprio posicionar-se ao nível dos formandos para que estes possam de uma forma desinibida desenvolver os seus trabalhos;
3. O recurso constante às Tecnologias de Informação e da Comunicação são a garantia do êxito do processo RVCC.
O maior constrangimento sentido é a mostra de evidências de determinadas aprendizagens adquiridas, já que uma vez realizadas e sedimentadas, deixam de ser relevantes para quem as adquiriu, mas importante neste processo, já que se trata essencialmente de as evidenciar. Assim, esta formação obriga a uma reflexão constante, à uma introspecção permanente e à auto-aprendizagem. Para além do mais, a exigência da apresentação de trabalhos na plataforma NING, obriga-nos a desenvolver competências no âmbito das Novas Tecnologias.
Elíso Pereira - Técnico de manutenção mecânica

Sem comentários: