quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Aprender compensa



Sou Profissional de RVC neste CNO, desde Setembro 2008. Sou uma das mais recentes "aquisições" e é esta a minha primeira experiência profissional. Tenho vivido semanas de intensa aprendizagem.
Tudo era novo para mim, desde a metodologia particular deste CNO, até ao facto de trabalharmos num clima de constante solicitação. Estava longe de imaginar que trabalhar num CNO exige tanto trabalho, esforço, dedicação e entrega.
Quando iniciei funções, rapidamente percebi que, a metodologia aqui utilizada é, sem dúvida, uma mais-valia para os adultos que desenvolvem o Processo RVCC e rapidamente, confirmei que, para conseguir dar uma resposta adequada às dúvidas e necessidades dos nossos adultos, tem de haver uma constante aprendizagem facilitada pelo trabalho em Equipa.
Foi esta Equipa que muito me ajudou e continua a ajudar para conseguir desenvolver um bom trabalho com todos os adultos que nos procuram. O companheirismo, o espírito de entreajuda e o trabalho para o bem comum do Centro têm de estar sempre presentes no nosso quotidiano de trabalho. É a chave do sucesso.
Mas a Iniciativa Novas Oportunidades é um projecto nacional e é com a Equipa da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ) que também tenho vindo a aprender. No mês transacto, esta entidade voltou a organizar uma formação de vários dias para a formação das novas Equipas dos Centros Novas Oportunidades da Região Centro. Esta formação foi útil, enquanto Profissional de RVC, para consolidar conhecimentos e realizar novas aprendizagens que, rapidamente, me preocupei em transmitir a toda a Equipa.
Finalmente, não posso deixar de realçar todas as aprendizagens que vou realizando em todas as sessões colectivas e atendimentos individuais com os adultos que acompanho.
Sem dúvida que tenho aprendido com todos e em diversos contextos podendo confirmar que aprender compensa!
Filipa Rodrigues

Sem comentários: