terça-feira, 1 de junho de 2010

Retalhos de infância



A Isabel, a Nazaré, a Nélia e o Manuel concluiram hoje o seu processo RVCC de nível básico.

Nos seus Portefólios Reflexivos de Aprendizagens (PRA) ficam saudosamente retratados tempos em que as brincadeiras eram outras e a infância curta.

O Sr Manuel partilha connosco um excerto do seu PRA no dia em que se celebra o Dia da Criança.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

A mais antiga recordação que tenho de quando era criança, – tinha eu cerca de quatro anos, – diz respeito ao grande susto que apanhei devido a uma porca. Quando estava a abrir o portão do pátio, dei-me de frente com o enorme animal e devido ao medo, fiquei gago. Por essa razão, estive três a quatro anos a beber água na campainha de bois, pois as pessoas mais antigas acreditavam que isso ajudava a passar a gaguez.(...)

Na primeira classe aprendi a contar, a conhecer os números, as letras, as cores e a escrever algumas palavras. No recreio, às vezes, jogava à bola, ao pião e ao trinco, convivia com os colegas de classe, aprendendo assim a respeitá-los. Depois das aulas tinha que vir para casa, para ir pastorear as ovelhas na serra. (...)

No ano em que concluí a quarta classe, no mês de Agosto, o meu pai levou-me para Torres Novas para trabalhar na apanha de figos. Ainda me lembro do meu primeiro ordenado, 125 escudos que hoje são 0.625€. Trabalhava de sol a sol e entregava o meu ordenado ao meu pai. Aos domingos, ia até Torres Novas passear, o meu pai dava-me às vezes 2$50 ou 5$00, naquela época já era muito dinheiro. Terminei a época da apanha dos figos e vim para casa com o meu pai.


Manuel Gaspar -
Candidato certificado através do RVCC de nível básico

Sem comentários: