Retomando a metáfora da história usada pelo Doutor Fernando Costa, na sessão de encerramento da Conferência Creative Learning, ocorre-nos partilhar a representação do que foi a nossa participação.
Aceitámos o desafio lançado pela ANQ, na sequência de uma reunião de acompanhamento e monotorização, e integrámos o painel “Personal Learning Environments”.
Fizemo-lo com o exacto dever de quem se descobre chamado a ser protagonista na história da (r)evolução da educação e formação de adultos, adjuvante no processo de upskilling, reskillings, numa valorização do capital humano em detrimento do determinismo tecnológico.
Partilhámos a nossa experiência de utilização de ferramentas da Web 2.0 no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de nível secundário, com o objectivo de motivar e capacitar os adultos que nos procuram para a Aprendizagem ao Longo da Vida, na valorização do carácter social da aprendizagem e na centralidade do indivíduo na definição de curricula.
Descobrimo-nos no meio de um elenco de personagens pouco usual.
Vindos do Canada, Inglaterra, França, Bélgica, Espanha, Portugal, do mundo empresarial, universitário, organismos públicos e privados, todos contribuíram para um espaço de partilha e de interpelação: a inovação implica mudanças em nós próprios.
Uma ambiência inovadora e uma história em aberto.
Cada um dos participantes ficou com a inquietação e reponsabilidade de criar meios para escrever os próximos capítulos da história do Creative Learning.
.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica
Sem comentários:
Enviar um comentário