terça-feira, 27 de outubro de 2009

Em torno da Abstenção Eleitoral



Podemos salientar três aspectos centrais na comunicação do passado dia 22 de Outubro em que o politólogo Carlos Jalali abordou no debate sobre Abstenção Eleitoral, que teve lugar no Auditório Gabriela Coelho da Escola Secundária com 3º CEB de Pombal.

O primeiro prendeu-se com o conceito de política, e a sua centralidade no nosso dia-a-dia, mesmo que possamos não estar cientes disso.

O segundo teve a ver com a participação eleitoral nas três eleições nacionais de 2009: em especifico, os níveis de abstenção nestas eleições e, mais brevemente, uma análise das suas causas.

Por fim, foi abordada a importância da participação política de uma forma geral, com a participação eleitoral a constituir apenas uma forma de participação política. Neste contexto, a cidadania passa também pela participação cívica e política de todos nós.

Na sequência da comunicação feita, adultos e formadores presentes puderam participar num debate esclarecedor onde o orador convidado dominou a atenção do público pela objectividade, clareza, conteúdo e empatia.

Como diz a Comissão Nacional de Eleições, “O voto constitui verdadeira procuração que o eleitor emite a favor do candidato que politicamente apoia. Na verdade, em termos genéricos, pode dizer-se que, ao votar, o eleitor não só expressa uma opção política como escolhe "procurador" que o há-de representar em defesa dessa opção, ou seja, o seu mandatário. Este, por sua vez, fica obrigado a exercer o mandato em conformidade com a vontade do mandante, sujeitando-se a que este lhe retire a confiança em eleição subsequente, por cumprimento inadequado.” (CNE, http://www.cne.pt, 23.10.2009)
.
Jorge Sá- Formador de CE

Sem comentários: