sábado, 29 de novembro de 2008

2º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades no Second Life


Reflectir sobre Educação, Qualificação e Futuro é forçosamente delinear alternativas a partir dos desenvolvimentos tecnológicos, das renovadas formas de comunicação, da construção de novos contextos de interacção e de construção do conhecimento.

O 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação, em parceria com a Unversidade de Aveiro, permite a todos os seus participantes dar um salto para o ambiente virtual 3D - Second Life.

Criado, em 2003, pela empresa americana Linden Lab, Second Life, aparece como um dos mais promissores espaços educativos. As Universidades de Aveiro, do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Politécnico de Santarém fazem parte das instituições de ensino superior que procuram explorar as potencialidades dos espaços virtuais de aprendizagem mas também empresas como a IBM se fazem representar e actuam neste espaço de encontro de dimensão planetar.

O nosso CNO aceitou o convite para uma visita guiada a alguns dos espaços portugueses relacionados com Educação/Formação. Criado o nosso avatar, dia 28 de Novembro, pelas 21:30, juntámo-nos aos nossos simpáticos anfitriões e fomos até à Universidade de Aveiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, PT Inovação, Academia Portucalis.

Procurando ultrapassar as dificuldades de orientação do nosso avatar, com a ajuda das mais variadas e estranhas personagens, foi num clima de verdadeiro acolhimento que pudemos tomar conhecimento dos projectos desenvolvidos em cada um destes espaços de fantasia, de libertação das limitações do real.
Dia 3 lá estaremos de novo:)
Cristina Costa

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Aprender compensa



Sou Profissional de RVC neste CNO, desde Setembro 2008. Sou uma das mais recentes "aquisições" e é esta a minha primeira experiência profissional. Tenho vivido semanas de intensa aprendizagem.
Tudo era novo para mim, desde a metodologia particular deste CNO, até ao facto de trabalharmos num clima de constante solicitação. Estava longe de imaginar que trabalhar num CNO exige tanto trabalho, esforço, dedicação e entrega.
Quando iniciei funções, rapidamente percebi que, a metodologia aqui utilizada é, sem dúvida, uma mais-valia para os adultos que desenvolvem o Processo RVCC e rapidamente, confirmei que, para conseguir dar uma resposta adequada às dúvidas e necessidades dos nossos adultos, tem de haver uma constante aprendizagem facilitada pelo trabalho em Equipa.
Foi esta Equipa que muito me ajudou e continua a ajudar para conseguir desenvolver um bom trabalho com todos os adultos que nos procuram. O companheirismo, o espírito de entreajuda e o trabalho para o bem comum do Centro têm de estar sempre presentes no nosso quotidiano de trabalho. É a chave do sucesso.
Mas a Iniciativa Novas Oportunidades é um projecto nacional e é com a Equipa da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ) que também tenho vindo a aprender. No mês transacto, esta entidade voltou a organizar uma formação de vários dias para a formação das novas Equipas dos Centros Novas Oportunidades da Região Centro. Esta formação foi útil, enquanto Profissional de RVC, para consolidar conhecimentos e realizar novas aprendizagens que, rapidamente, me preocupei em transmitir a toda a Equipa.
Finalmente, não posso deixar de realçar todas as aprendizagens que vou realizando em todas as sessões colectivas e atendimentos individuais com os adultos que acompanho.
Sem dúvida que tenho aprendido com todos e em diversos contextos podendo confirmar que aprender compensa!
Filipa Rodrigues

domingo, 9 de novembro de 2008

Testemunho




Logo que tive conhecimento do processo de RVCC para o nível secundário, não hesitei em inscrever-me no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal. Fui um dos membros do grupo 6 que fez a apresentação a Júri no dia 05 de Novembro de 2008. Para mim este processo foi uma surpresa agradável do início ao fim. Iniciou com a necessária entrevista, seguindo uma sessão geral para apresentação das exigências do processo. Inicialmente, fiquei com a convicção de que o processo não seria uma mais-valia em termos de aprendizagem. Contudo, com a apresentação das primeiras actividades e a metodologia a seguir, verifiquei que pelo facto de a comunicação, desenvolvimento e apresentação das actividades ser com recurso a ferramentas da Web 2.0 seria uma oportunidade para desenvolver competências numa área cada vez mais actual e indispensável no presente e no futuro. A plataforma utilizada onde organizámos e publicámos as actividades desenvolvidas dispõe de diversas ferramentas de grande interesse comunicativo. Foi o motor da motivação para todos os elementos e, de forma mais ou menos criativa, levou facilmente à exploração das suas potencialidades com significativa evolução individual, permitindo partilhar com todos os membros convidados algumas experiências, ajudando a enriquecer o conhecimento e a recordar vivências. A formação complementar nas áreas de CLC e em especial Língua estrangeira, foram de grande importância, verificando-se uma evolução significativa das capacidades de todos na exploração e desenvolvimento das suas actividades.

A construção do e-portefólio com recurso a ferramentas da Web 2.0 foi de facto uma forma de conhecer e desenvolver competências, utilizando algumas ferramentas disponíveis nas novas tecnologias, de fácil utilização e que podem ser úteis no dia-a-dia. A utilização destas ferramentas estimulou a motivação, levando ao aprofundamento e investigação das suas potencialidades e à adquisição de competências extra que irão ajudar no futuro da actividade de cada elemento.

O trabalho de toda a equipa do CNO, desde técnicos,formadores e avaliador foi notável.

A metodologia utilizada e cooperação existente entre técnicos e o grupo foram excelentes, mostrando sempre disponibilidade para esclarecimentos adicionais. Também o timing das sessões foi óptimo sem prejuízo para a actividade profissional.

Foi notória a compreensão e o interesse de todos os elementos do grupo e a sua evolução com autonomia na aprendizagem, apresentando novos conhecimentos de exploração em cada sessão. Enfim, foi com grande satisfação que conclui mais uma etapa da minha vida e olhando para o passado, posso afirmar que valeu a pena! Este projecto para além do reconhecimento dos meus valores e capacidades, foi também ocasião de aprendizagem e de enriquecimento ao nível pessoal dado que elementos do grupo, inicialmente desconhecidos, acabaram por se tornar óptimos amigos.
Vitor Silva – Director Técnico de Manutenção Industrial

Motivo para festejar

Na tarde de 5 de Novembro realizou-se mais uma sessão de júri de nível secundário. Foi sem dúvida, um marco importante na vida de mais cinco adultos que viram merecidamente reconhecidas as suas competências. Parabéns ao Vítor, à Elisabete, ao Helder, à Dina e ao Nelson!

Parabéns também a toda a equipa pela delicadeza na "desocultação" das pérolas da vida dos nossos adultos.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Concurso Dar a Volta ao Futuro



Está lançado um concurso para todos aqueles que concluiram o 12º ano através de um percurso formativo apoiado pelo FSE, nomeadamente através do Sistema de Aprendizagem, Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Jovens, Centros Novas Oportunidades ou Cursos de Educação e Formação de Adultos.
Trata-se de dar resposta à pergunta: Com a conclusão do 12º ano o que mudou na sua vida?
Conte, através de um texto com o máximo cinco mil caracteres, como deu a volta ao se futuro e habilite-se a vouchers de estudo no valor de 3.500 euros e de 2.000 euros, bem como a divulgação dos seus trabalhos na Feira da Juventude, Qualificação e Emprego - FUTURÁLIA.

Saiba mais sobre o concurso aqui.

Cristina Costa