sábado, 30 de outubro de 2010

Apresentação de resultados da avaliação externa do Eixo «Adultos» da Iniciativa Novas Oportunidades

Com o objectivo de dar conta dos trabalhos mais recentes da avaliação externa do Eixo «Adultos» da Iniciativa Novas Oportunidades,que têm sido desenvolvidos pela equipa de investigadores da Universidade Católica Portuguesa, foram apresentados publicamente os primeiros resultados, no dia 22 de Outubro, num encontro com a comunicação social.

Aceda aqui para mais informações.

Consulte:
Briefing da Iniciativa Novas Oportunidades

Resultados da Avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades


Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Novos horizontes


Depois de ter deixado de estudar pelos pequenos livros da escola primária, passei a aprender e a estudar pelo grande livro da vida.

Nunca tinha imaginado que um dia voltaria a reflectir em aprendizagens e acontecimentos passados para me reconhecerem competências. Contudo, considero ter sido uma experiência positiva e até o simples facto de abrir a gaveta das memórias se concretizou em novas aprendizagens.

(...) sinto-me satisfeita com a vida que tenho. Necessito apenas de tempo para realizar tudo aquilo que sei e que posso fazer, sabendo que o enriquecimento através de novas aprendizagens fará sempre parte dos meus interesses.


Maria do Rosário Pinto - Candidata certificada com o nível básico

sábado, 23 de outubro de 2010

Encontro com sumo


Consumir dá uma sensação de poder.

Ter poder é o meio mais eficaz para se esconder do medo.

No dia 28 de Outubro, pelas 20:00, no auditório Dra. Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal, temos mais uma proposta de reflexão conjunta. Desta vez, será em torno do consumismo e contamos com a colaboração da DECO.

Mais uma iniciativa no âmbito da Cidadania e Empregabilidade.

Não deixe passar esta oportunidade de formação em ambiente de partilha!




Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

O que ganhei com este processo

Com este processo aprendi como realizar e estruturar a minha escrita, enriqueci o meu vocabulário, adquiri mais alguns conhecimentos de informática e de matemática, mas sobretudo, tomei consciência que já tenho algumas competências e saberes.
Além disso, o processo motivou-me a continuar a investir nas minhas aprendizagens, pois agora quero ter mais competências tanto a nível informático como a nível da matemática e da língua portuguesa.

Albertina, candidata certificada com o nível básico

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

La Fontaine, hoje e sempre

Ontem, a sessão de formação complementar de Cultura, Língua, Comunicação foi singular!
Da nossa infância longínqua regressaram subitamente personagens que nos fazem sonhar e pensar. É certo que uma determinada formiga trabalhadora, um corvo demasiado vaidoso, uma lebre despreocupada ou uma tartaruga muito persistente marcarão para sempre o nosso imaginário.
Redescobrimos, assim, conhecidas fábulas que vão atravessando, de forma perene e pedagógica, diferentes gerações. E recordamos, com elas - quer na sua língua original, quer em diversas versões portuguesas -, sábias lições de vida. É então que nos deslocamos ao Teatro-Cine onde nos espera uma animada surpresa, o espectáculo “Um encontro em torno de personagens de La Fontaine”. Os bailarinos encantam-nos com a sua graciosidade e sentimo-nos verdadeiramente transportados para o mundo da Fantasia, onde a literatura ganha asas e a vida se exprime com Arte.


Lídia Ribeiro, Coord. Projecto NO a Ler +

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Conferência Internacional sobre ALV


Estivemos lá!

As principais conclusões desta conferência foram:

- As missões que cabem hoje à educação e as suas múltiplas formas fazem com que nela sejam abrangidos todos os processos formativos que levam os indivíduos, desde a infância até ao fim da vida, a um conhecimento dinâmico do mundo, dos outros e de si próprios, com vista à promoção do desenvolvimento pessoal e da integração na vida ativa em sociedade;

- O Ensino Superior, como nível mais elevado dos sistemas educativos, tendo em conta a sua inegável relevância social e educativa, tem hoje de contemplar ofertas pedagógicas para públicos diversificados, compostos por indivíduos que procuram uma qualificação ou requalificação para a (re)orientação das suas carreiras profissionais, assim como por grupos economicamente menos favorecidos;

- O domínio da ALV, pela sua dimensão social e como marca distintiva das novas sociedades do século XXI, exige que as Universidades, com urgência, respondam de uma forma consistente e criteriosa ao reconhecimento, validação e certificação das competências individuais e/ ou profissionais adquiridas em contextos diversificados; O EaD é, pela sua singularidade, o regime mais apropriado para assegurar a flexibilidade de acesso à educação superior em qualquer momento da vida e para tornar a ALV uma realidade, melhorando a qualificação de grupos alargados de cidadãos, promovendo a igualdade, a coesão territorial e social e a cidadania ativa e favorecendo o direito à aprendizagem de uma forma mais responsável.

Mas muito mais detalhes nos apresenta o relator José das Candeias Sales (Director da Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade Aberta - Portugal) na «narração oficial posta em deliberação»: Conferência Internacional sobre Aprendizagem ao Longo da Vida - Balanço e Perspectivas.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

Celebrar o dia Europeu das línguas

Nos dias 22 e 30 de Setembro, os adultos em processo RVCC-NS participaram em actividades no âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas.

Reflectindo sobre a importância do conhecimento de línguas estrangeiras, escreveram postais com diversas mensagens em Francês e Inglês que endereçaram à Comunidade Escolar. Foi também o momento de recordar as línguas de países nos quais já viveram ou que visitaram.

Descobriram, com o jogo disponível no site http://edl.ecml.at/Home/tabid/1455/language/fr-FR/Default.aspx, como fazer uma auto-avaliação das suas capacidades linguísticas.

O balanço destas sessões foi muito positivo, como ficou registado nos seus testemunhos:

“Fiquei mais esclarecida sobre a importância das línguas estrangeiras na comunidade europeia” (Nélia Lopes)

“Foi um dia diferente, aprendemos novas expressões em Francês e também noutras línguas.” (Carla Margarido)

“Aprendi que existe o Dia Europeu das Línguas e tive conhecimento de novas expressões”. (Idalina Santos)

“Agora dou muita importância ao Dia Europeu das Línguas, e dantes nem sabia que existia. (Jean Dejardin)

“O saber não ocupa lugar. É útil sabermos línguas diferentes da nossa”. (Isabel Pataco)


Formadora de CLC (Francês) - Lídia Ribeiro

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Entre as 100 escolas inauguradas em dia de comemorações

Numa acção simbólica que se integra nas comemorações dos 100 anos da República em Portugal, a Escola Secundária de Pombal, integralmente requalificada, contou entre as 100 escolas que foram inauguradas no dia 05 de Outubro.

A presidir à cerimónia esteve o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, que afirmou que "são escolas como estas que lançam os alicerces do futuro" e que o "país real" já não é o "antigo" e estagnado, mas sim aquele que é visível nestes novos edifícios.

Dado que os alicerces do futuro também assentam na Aprendizagem ao Longo da Vida, na procura de valorização pessoal, no reforço de conhecimentos adquiridos bem como no desígnio de fazer da Europa a "Sociedade do Conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo", o Centro Novas Oportunidades é agora um dos espaços privilegiados da Escola Secundária de Pombal.

Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Celebrar o centenário da República

Mas afinal o que deixou a I República?
O hino A Portuguesa é uma adapatação do hino antibritânico composto por Alfredo Keil e Henriques Lopes e Mendonça por altura do Ultimato de 1890, bem aproveitado pelos então opositosicionistas republicanos para fazer propaganda antigovernamental. Onde se canta agora "contra os canhões" cantava-se então "contra os bretões".
A bandeira verde-rubra preserva o escudo nacional, mas quanto às cores é de inspiração maçónica e carbonária, tendo estado a sua doação no centro de polémica. O poeta Guerra Junqueiro, por exemplo, advogava a manutenção das cores azul e branca, devendo os republicanos limitar-se a retirar a coroa do escudo (...)
O Registo Civil também é uma grande inovação da I República e significou um corte fundamental, já que o registo dos nascimentos, casamentos e afins passou das mãos da Igreja para o Estado. "A Lei da Separação do Estado das Igrejas (deixando o catolicismo de ser "religião oficial") alterou igualmente (ou procurou alterar) aspectos do quotidiano das mentalidades".
Criação da República foi claro, a Guarda Nacional Republicana. Extinta a Guarda Municipal em Lisboa e no Porto, a GNR torna-se, em 1913, a primeira força policial, com a cobertura de todo o território.
Uma marca da República pouco apontada é o tratamento por "doutor" ou "engenheiro". Foi então que o uso dos títulos académicos para nos dirigirmos a outrem se tornou uma das mais arreigadas práticas culturais portuguesas.(...)
Visão nº 917
Cristina Costa - Coordenadora pedagógica

Sessão de júri NS

Chegou a vez da Andreia, da Otília, do Jorge e do Sergio verem reconhecidas as aprendizagens desenvolvidas ao longo do seu percurso de vida.

Muitos Parabéns a todos!


Create your own video slideshow at animoto.com.

Cristina Costa - Coordenadora pedagógica