sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vale a pena

Já passou mais de um ano desde a minha decisão em abraçar este projecto, que de início me pareceu mais simples do que foi na realidade, devido essencialmente à minha falta de tempo e à flexibilidade deste processo. Fui dando prioridade ao que me pareceu adequado, atendendo às minhas necessidades pessoais e profissionais.

Com o decorrer de todo este processo e com a realização das actividades, todas elas em suporte digital, fui melhorando as minhas competências e adquirindo outras tanto a nível da escrita como no conhecimento das ferramentas informáticas que utilizei, como é o caso do Word, PowerPoint, Windows Movie Maker entre outras. O computador tornou-se um aliado precioso na realização das actividades sugeridas.

A construção do meu e-Portefólio foi mais um desafio, que apesar do trabalho, me deu gosto fazer com as ferramentas da Web 2.0, muitas das quais não tinha conhecimento. Aprendi a trabalhar com o Google Sites na construção do meu próprio site, a utilizar para gravação da actividade de Inglês o Voicethread e também a conhecer melhor o Youtube ao colocar a minha narrativa digital. Todo este processo permitiu alargar os meus conhecimentos numa área que domina a sociedade, tanto a nível da comunicação como da informação.

Atendendo que este processo visa a validação e certificação de conhecimentos individuais, fiquei desde o início esclarecido que, se tratava de um processo que iria exigir muita autonomia na realização das actividades, pois cada um de nós iria desenvolver actividades distintas tendo em conta a Narrativa Autobiográfica. Posso afirmar que me senti, por vezes só, o que também permitiu aumentar a minha autonomia na realização de pesquisas e na realização dos trabalhos.
Com as actividades de Língua Inglesa, tive a oportunidade de relembrar e aprender novas palavras e aplicação correcta das mesmas, com o apoio fundamental do formador que me auxiliou nesta aprendizagem.

Em conclusão, sinto que o meu esforço e das profissionais que me acompanharam, está prestes a dar frutos, permitindo a conclusão do nível secundário e com isso criar a oportunidade de progressão a nível profissional e quem sabe a nível académico. Aos colegas de grupo uma palavra de incentivo, porque vale a pena……


Paulo Silva - Candidato certificado através do Processo RVCC- NS

Sem comentários: