terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Estaremos dispostos a mudar?!!!

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal realizou, no dia 12 de Fevereiro de 2010, pelas 20 horas, no Auditório Gabriela Coelho, mais um debate. Desta vez, sobre a Carta da Terra, uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica. (Comissão da Carta da Terra, Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - 2005-2014, UNESCO).
O público presente - 48 pessoas - candidatos do processo RVCC - NB e formandos dos cursos EFA - contou com a presença de Manuel Carvalho Gomes, Professor de Geografia e Presidente da Direcção da Associação CIDAADS (Centro de Informação, Divulgação e Acção para o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
Depois de apresentado pelo Formador da Área de Competências - Chave de Cidadania e Empregabilidade, Nível Básico, Professor Jorge de Sá, o convidado explicou porque “ somos frágeis” e qual a razão de ser da Carta da Terra. Já no debate, os participantes puderam dialogar com o orador que pediu aos presentes que imaginassem o mundo daqui a cem anos. Alguns adultos responderam ao desafio; com os olhos fechados alguns apresentaram um “ pensamento” optimista; outros esboçaram uma visão mais pessimista.

Num ambiente franco e descontraído o orador deixou uma mensagem que ficou na retina de todos nós – temos que tomar consciência de que a mudança depende de nós!

A Carta da Terra é um instrumento para mudarmos “na nossa maneira de ver as coisas” mas dependerá sempre da Educação, como uma estratégia de educação para o Desenvolvimento Sustentável que pretende promover a consciência crítica dos cidadãos perante a multidimensionalidade dos fenómenos ambientais e do papel transformador dos cidadãos na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida à escala planetária.

Também a nossa cidadania pode dar um contributo para uma comunidade mais sustentável. Como dizia recentemente Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, a cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, de realizar, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e acção que se pensa. (Lisboa, 2004). Estaremos dispostos a mudar?!!!
Jorge Sá- Formador de CE

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Senti-me vencedora

Para mim, foi um grande prazer e desafio ter tido a oportunidade de realizar o processo de RVCC no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3º ciclo de Pombal. Quando decidi agarrar este projecto, foi apenas por uma questão de realização pessoal, mas ao longo do tempo, fui-me surpreendendo, porque descobri que, afinal, tinha mais conhecimentos do que imaginava e isso deu-me uma força incrível para continuar.

Os elementos da equipa sempre se mostraram disponíveis para qualquer dúvida que me fosse surgindo ao longo do processo e isso deu-me coragem para me empenhar, cada vez mais, nas propostas que me eram feitas. Senti muito humanismo por parte de todos.

Na preparação da sessão de Júri de Certificação, vivi alguma ansiedade mas no dia, senti confiança e venci o medo. Quando terminei senti-me vencedora.

Tudo isto me trouxe novas perspectivas de futuro e vontade de continuar esta caminhada, pelo menos até ao nível secundário. Conquistei também a motivação para frequentar já um curso de iniciação de inglês na escola secundária com 3º Ciclo de Pombal.

Bem-hajam!

Idalina Conceição Santos

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Formar para a sustentabilidade




Momentos

Create your own video slideshow at animoto.com.



No dia 29 de Janeiro, realizámos, no Teatro-Cine de Pombal, uma cerimónia de entrega de diplomas, no âmbito do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação e Competências e dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.


Este evento, subordinado ao tema Vidas com história, foi concebido como um lugar de encontro com histórias vividas e contadas. Foi idealizado pela equipa técnico-pedagógica com o exacto dever de quem procura dignificar um momento marcante na vida dos 200 Adultos que receberam os diplomas.


Num cenário em que os livros ocuparam um lugar de relevo, contámos com a presença do escritor Paulo Moreiras que partilhou histórias da sua vida que influenciaram a obra publicada. A Educadora Ana Cabral envolveu o auditório na magia da poesia. Também o fadista Castela Parreira interpretou a vida e as suas histórias. O jovem Filipe Lopes deu vida ao piano numa sonata de Beethoven. A apresentação multimédia “Eu leio, tu lês, ele lê”, protagonizada pelos Adultos, realçou a importância da leitura no nosso quotidiano.


Este sarau, inserido na iniciativa NO Ler+, foi seguramente uma porta aberta para a leitura e para outras oportunidades formativas, porque “O sonho comanda a vida”.

Cristina Costa, Coordenadora Pedagógica do Centro Novas Oportunidades