quinta-feira, 30 de julho de 2009

Time to relax


Fonte: Aqui

"Deve ser dado descanso aos espíritos;
repousados, eles ficam melhores e mais vigorosos." (Sêneca)


Voltaremos em Setembro:)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Sondar rostos


Orgulho,concretização de um sonho antigo, afirmação pessoal e social, esperança renovada, sentido para a vida...
alguns dos sentimentos estanpadas nos rostos dos candidatos ao RVCC nível Básico.

Muitos parabéns ao Ramiro, à Júlia, à Fernanda e à Manuela!

.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

sábado, 18 de julho de 2009

Uma responsabilidade partilhada



Trémulas por entre alvoroço e cansaço, aproximam-se as férias.



Inevitavelmente, olho para trás e

- renovo a convicção de que a alavanca de acção de uma equipa é a cooperação, o saber mobilizar e gerir o capital de competências de cada um dos membros

- detenho-me, em particular, em gratas memórias pela riqueza bem como pela intensa e generosa entrega do António Alvim e do João Lima

- agradeço a cada um dos adultos que procuraram o nosso Centro, também eles geradores de valores.

.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Súmulas de vidas



Súmulas de vidas, memórias e projectos, os dossiers dos candidatos ao processo RVCC são bens preciosos onde cada um se reencontrou e se ultrapassou.


Muitos Parabéns aos grupos de júri de certificação de nível básico dos dias 9 e 14 de Julho!

.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ciência Viva no Verão


Mais uma oportunidade de aprendizagem! Aproveite os próximos fin-de-semana ou as férias para fazer fazer a sua iniciação às observações astronómicas, para realizar passeios científicos, visitas a faróis. O projecto Ciência Viva desafia-nos, gratuitamente, para mais de 2000 actividades em todo o país!

Saiba mais Aqui.

.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

sábado, 11 de julho de 2009

Avaliação das percepções sobre a Iniciativa Novas Oportunidades

No dia 10 de Julho, realizou-se em Lisboa um seminário:"Iniciativa Novas Oportunidades: Primeiros Estudos da Avaliação Externa" no qual foram apresentadas as principais conclusões do trabalho de investigação de uma equipa coordenada por Roberto Carneiro e encomendado pela Agência Nacional para a Qualificação.
Os resultados reforçam a nossa convicção de que este projecto tem de ser feito com rigor e qualidade.


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ser Avaliadora Externa


Também lançámos à Dra Luisa Esteves o desafio de partilhar connosco uma pequena reflexão sobre qual o papel do Avaliador Externo no âmbito dos processos de RVCC.

"Uma das últimas Sessões de Júri em que participei, foi no CNO da Escola Secundária de Pombal que, desde algum tempo tenho vindo a acompanhar na qualidade de Avaliadora Externa. Por isso, a minha reflexão de hoje baseia-se precisamente nas autobiografias ali apresentadas e que não deixaram de me “tocar”. Estas abordagens biográficas são, quase sempre, muito densas de conteúdo e de significado, sendo através delas que os adultos tomam maior consciência das suas competências e potencialidades adquiridas ao longo da vida, normalmente fora dos sistemas de educação e formação.

Ao desempenhar a função de Avaliadora Externa algumas questões se me colocam: o que avaliar? Como avaliar? Quem avaliar? E quem sou eu para avaliar em meia hora todo um percurso de uma vida? O papel / função do avaliador externo centra-se sobretudo na certificação pública e oficial das competências e qualificações adquiridas através de contextos formativos ou de experiências decorridas ao longo da vida de cada adulto. Neste contexto, gostaria de realçar aqui a importância que o processo RVCC assume neste Programa.

Na emergência de uma nova sociedade com que nos defrontamos, marcada pela revolução científica e tecnológica, torna-se cada vez mais necessário apostar na qualificação da população adulta, sendo aqui que os Centos Novas Oportunidades encontram o seu espaço privilegiado na medida em que contribuem para a auto-afirmação dos adultos que, saindo do seu “círculo pessoal” emergem para a esfera do seu reconhecimento social, sendo simultaneamente uma ocasião decisiva para que cada adulto reflicta sobre as suas experiências e competências que adquiriu ao longo da vida, quer em contextos formais de aprendizagem e de trabalho, quer em contextos informais e não formais. Pretende-se assim que cada adulto, depois de ter passado pelo RVCC, seja capaz de identificar as suas expectativas e se sinta motivado para a construção de novos projectos pessoais e profissionais.

Termino com um pensamento de Eva Bacelar apresentado por uma adulta na sua autobiografia “ é pelo silêncio dos olhares que se obtêm grandes respostas”, digo que é pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores, que se concretizam muitos sonhos e que se conquistam vitórias!
Parabéns a todos quantos trilham este caminho!"
.
Luisa Esteves - Avaliadora Externa

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O papel do Avaliador Externo: Desafios de Rigor e Credibilidade


Tendo sido ontem apresentado a edição número 4 da ANQ "A sessão de júri de certificação: momentos, actores, instrumentos - Roteiro Metodológico", lançámos ao Dr João Lima (co-autor) o desafio de partilhar connosco uma pequena reflexão sobre qual o papel do Avaliador Externo no âmbito dos processos de RVCC.


"Parto da ideia simples (mas complexa de implementar) que devido ao facto do Avaliador Externo ser um elemento que não acompanha o desenvolvimento do processo de Reconhecimento de Competências com os adultos, a relação que este estabelece com a equipa deve ser de confiança. Muito do trabalho realizado neste contexto parte efectivamente de um esforço inicial por parte do/a Avaliador Externo (promovendo muitas vezes reuniões, visitas e trabalhos preparatórios iniciais) de conhecer a realidade de trabalho, o contexto de actuação e o modelo/metodologias implementadas pela equipa. Se esta fase inicial exige algum empenho por parte de todos, a verdade é que o grau de confiança obtido é fundamental para uma relação consolidada a médio e longo prazo.

Como referi, o facto do Avaliador Externo apenas conhecer o adulto no momento da Sessão de Júri, e indo ao longo dos contactos com a equipa, obtendo algum feedback informativo sobre o trabalho realizado, resulta em dois factores distintos. Por um lado a mais-valia de apenas recorrer aos portefólios para uma leitura de evidência de competências que são imperativo categórico estarem presentes para validação. Por outro lado, a menos-valia de, não conhecendo o adulto, poder descurar o lado do conhecimento pessoal, que os profissionais de RVCC e formadores possuem e que pode, na sua essência, permitir uma fundamentação para as propostas de validação das competências de acordo com os referenciais de competência ora para o nível básico, ora para o nível secundário.

Uma das imensas vantagens que encontrei ao colaborar com a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal foi o uso de suportes tecnológicos, assentes numa lógica da Web Social (ou 2.0) que me permitia, quer pelo acesso aos grupos de trabalho na plataforma Ning, quer pela visualização dos e-portefólios, conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido, não tendo apenas acesso ao produto final mas também ao processo pelo qual este é revelado na sua forma conclusiva. Tenho também a destacar a verdadeira tónica de aprendizagem do uso destas ferramentas pelos adultos em processo, assim como, na dinâmica que a equipa de profissionais RVCC consegue levar a cabo.

Termino com um ponto de honra. A Sessão de Júri, onde o adulto é a figura chave e o Avaliador Externo a figura tutelar do reconhecimento social do próprio processo, sempre que é valorizada, tal como aconteceu sempre que fui convidado pelo Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal, resulta numa construção que deve associar a qualidade desejada, o rigor evidente e o reconhecimento do trabalho de todos (equipa e adulto) no olhar presente e atento do Avaliador Externo. Se queremos, efectivamente valorizar o processo de Educação e Formação de Adultos por via da Iniciativa Novas Oportunidades, temos que ganhar cada vez mais este terreno do reconhecimento público, visível e rigoroso do trabalho que é feito, com qualidade, como é exemplo o que foi realizado nos últimos anos por uma equipa dedicada, profissional e competente como é a do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal.

Votos de sucesso a todos os adultos e bom trabalho para a equipa!"

.
João Lima - Avaliador Externo

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sucedem-se as sessões de júri

Mais seis candidatos que agarraram o desafio de, memória acima, irem ao encontro de expriências múltiplas de aprendizagem e fontes de saber.

No dia 1 de Julho, foi com um olhar renovado sobre si próprios e com novos rumos definidos que brilharam na sessão de júri de certificação de nível secundário.

Muitos Parabéns à Catarina, à Zelinda, à Lurdes, à Lucrécia, à Natália e ao Alcides!



.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica