quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ser Avaliadora Externa


Também lançámos à Dra Luisa Esteves o desafio de partilhar connosco uma pequena reflexão sobre qual o papel do Avaliador Externo no âmbito dos processos de RVCC.

"Uma das últimas Sessões de Júri em que participei, foi no CNO da Escola Secundária de Pombal que, desde algum tempo tenho vindo a acompanhar na qualidade de Avaliadora Externa. Por isso, a minha reflexão de hoje baseia-se precisamente nas autobiografias ali apresentadas e que não deixaram de me “tocar”. Estas abordagens biográficas são, quase sempre, muito densas de conteúdo e de significado, sendo através delas que os adultos tomam maior consciência das suas competências e potencialidades adquiridas ao longo da vida, normalmente fora dos sistemas de educação e formação.

Ao desempenhar a função de Avaliadora Externa algumas questões se me colocam: o que avaliar? Como avaliar? Quem avaliar? E quem sou eu para avaliar em meia hora todo um percurso de uma vida? O papel / função do avaliador externo centra-se sobretudo na certificação pública e oficial das competências e qualificações adquiridas através de contextos formativos ou de experiências decorridas ao longo da vida de cada adulto. Neste contexto, gostaria de realçar aqui a importância que o processo RVCC assume neste Programa.

Na emergência de uma nova sociedade com que nos defrontamos, marcada pela revolução científica e tecnológica, torna-se cada vez mais necessário apostar na qualificação da população adulta, sendo aqui que os Centos Novas Oportunidades encontram o seu espaço privilegiado na medida em que contribuem para a auto-afirmação dos adultos que, saindo do seu “círculo pessoal” emergem para a esfera do seu reconhecimento social, sendo simultaneamente uma ocasião decisiva para que cada adulto reflicta sobre as suas experiências e competências que adquiriu ao longo da vida, quer em contextos formais de aprendizagem e de trabalho, quer em contextos informais e não formais. Pretende-se assim que cada adulto, depois de ter passado pelo RVCC, seja capaz de identificar as suas expectativas e se sinta motivado para a construção de novos projectos pessoais e profissionais.

Termino com um pensamento de Eva Bacelar apresentado por uma adulta na sua autobiografia “ é pelo silêncio dos olhares que se obtêm grandes respostas”, digo que é pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores, que se concretizam muitos sonhos e que se conquistam vitórias!
Parabéns a todos quantos trilham este caminho!"
.
Luisa Esteves - Avaliadora Externa

Sem comentários: