quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A importância da leitura na aprendizagem ao longo da vida

Foi no dia 15 de Dezembro que o Armindo Torres, o Sílvio Gomes e o Jorge Neves concluiram o seu processo RVCC de nível Secundário. Mais uma grande oportunidade de aprendizagem para todos os elementos do júri de certificação. Experiências de vida bem distintas mas em comum o brio, a solidariedade, a determinação em ir sempre mais além .

Votos de muitos sucessos em todos os projectos a empreender!
Fica-nos a partilha do Sílvio Gomes sobre um dos meios de desenvolvimento das suas competências: o livro.
O livro sempre foi, ao longo da história, o armário de excelência onde se depositou o conhecimento para que perdurasse no tempo.
Toda a aprendizagem se inicia nos livros, sejam manuais escolares ou romances de autor.
Também na minha história de vida, os livros mereceram papel de destaque. Sempre li com prazer e procurei daí retirar conhecimento. Sinto que, com a leitura, enriqueci o meu vocabulário e melhorei a minha capacidade de colocar no papel as minhas ideias e pensamentos. A leitura permite-me viajar no tempo, conhecer e aprender como foi a vida no passado, aprender história, conhecer o mundo contemporâneo, em suma, enriquecer-me culturalmente.
O último romance que li e que recomendo foi “A vida num sopro” de José Rodrigues dos Santos. É um exemplo de como se pode aprender muito sobre um período da nossa história, a sós, no folhear de páginas. Com este livro fiquei com uma imagem muito mais clara da realidade que se vivia neste momento da nossa história, o Estado Novo.
Há quem ache que alguns livros são aborrecidos porque não têm imagens, isto é um engano, todos os livros têm imagens, apenas cabe ao leitor criá-las na sua mente, é esse um dos maiores prazeres que retiro da leitura.
Sílvio Gomes - Candidato RVCC- NS

Sem comentários: