sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sem formação somos ultrapassados

Dia 30 de Abril, realizou-se mais uma sessão de júri do nível básico.

Registam-se as impressões da Madalena sobre o processo:

O que foi para si este Processo?
Foi uma maneira de recordar conhecimentos e de os demonstrar.
A princípio pensei que não conseguia concluir o Processo RVCC, pois achei-o um bocado complicado, mas passado algum tempo mudei de opinião e não tenho dúvidas em afirmar que achei interessante a maneira como foi decorrendo e com a ajuda dos Formadores foi mais fácil do que esperava.

O que ganhou com este Processo?
Com este Processo ganhei auto-estima e uma auto-confiança que não esperava, sendo tímida como sou. Falo mais à vontade com outras pessoas expondo as minhas ideias e aprendi que não é só na Escola que se ganham competências, saberes e conhecimentos, pois aprende-se com os mais experientes e com os erros que cometemos ao longo da vida. Aprendi também a conhecer-me muito melhor, provando a mim própria que ainda sou capaz de muitas coisas que pensava impossíveis.

Que chamadas interiores sente para continuar o seu processo de formação?
Constatei que nos dias de hoje, sem formação, facilmente somos ultrapassados no emprego, por isso tenho de continuar a evoluir em todos os domínios do saber e do fazer, dando especial ênfase às Tecnologias da Informação e da Comunicação

Para as concretizar que meios concretos vai utilizar
Como considero imprescindível continuar, ir-me-ei informar agora de todas as hipóteses de Cursos específicos na minha área profissional ou outros na área da Internet ou da Higiene e Segurança no Trabalho.

O que lhe agradou, o que foi construtivo e a ajudou;
Agradou-me o convívio com os colegas, um grupo espectacular, conhecer novas pessoas, a maneira como as Sessões de Balanço de Competências e de Formação Complementar eram conduzidas, o que me deu uma grande ajuda e a possibilidade de mexer à vontade no computador, coisa que há muito desejava.
O que não lhe agradou e não sentiu construtivo ou não a ajudou
Não me agradou ter de falar muito de mim, a pouca Formação em Matemática para a Vida e em Cidadania e Empregabilidade, ter de andar sempre a “correr” para assistir às Sessões, o pouco tempo para reflectir nos temas propostos pelos Instrumentos de Mediação e ter de ajustar a vida familiar e profissional aos horários do Processo.

Deixe-nos sugestões para melhorar o processo
A minha sugestão seria que o Processo devia durar mais tempo, principalmente com mais Sessões semanais de Formação Complementar como referi em cima. Também desejava que todos os Adultos que venham a frequentar este Processo tenham a mesma sorte que eu tive ao ser acompanhada por esta Equipa Técnica.
.
Madalena - 43 anos - auxiliar da acção educativa




Parabéns a todos!

Sem comentários: