sexta-feira, 29 de abril de 2011

3ª corrida Novas Oportunidades

terça-feira, 26 de abril de 2011

Colheita de sangue

Vimos informar que irá decorrer, durante todo o dia 28 de Abril ( quinta-feira), entre as 9.00 horas e as 17.00 horas, a actividade " Colheita de sangue" efectuada pelo Centro Regional de Sangue de Coimbra ( Instituto Português do Sangue). Esta actividade terá lugar na sala dos Clubes (junto à Associação de Estudantes).


A Equipa de Educação para a Saúde

No próximo dia 1 de Maio, domingo, pelas 15h30, tem início a XVII Feira do Livro de Pombal, que decorre no Largo da Biblioteca Municipal até ao dia 8 de Maio.

A Feira do Livro de Pombal integra também o IX Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal - Caminhos de Leitura, que se realiza nos dias 6 e 7 de Maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, onde se pretende promover a reflexão sobre a temática da literatura infanto-juvenil e consciencializar as pessoas para as diferentes variáveis no contexto da leitura e para os diferentes instrumentos de intervenção.

Durante o período da Feira do Livro, o visitante pode ainda conhecer e visitar a exposição "Encontro com Bichos - uma mostra de memórias, ilustrações e objectos", de Javier Sáez Castán, patente ao público na Biblioteca Municipal até dia 23 de Maio de 2011.

Programa da XVII Feira do Livro de Pombal

- Actividades para Crianças
Dia 1, domingo
16h00 - "Eva, entre Portugal e Moçambique"
Uma exposição à volta da geografia do livro Eva, de Margarida Botelho

16h30 - "O limpa palavras"
Atelier de literatura e dança, GRUPO: Jangada de Pedra, APOIO: Cultrede

17h30 - "A Biblioteca Privada do Capitão Marlow"
Uma viagem pelos livros do mundo de Manuel Sevillano

- Actividades para Grupos Escolares
De dia 2 (sábado) a dia 5 (quinta-feira)
10h00, 11h00, 14h00, 15h00 - "Era uma vez… várias vezes"
Espectáculo infantil, Grupo Óqtrup

10h30, 11h30, 14h30, 15h30 - "A Biblioteca Privada do Capitão Marlow"
Uma viagem pelos livros do mundo de Manuel Sevillano

10h30, 11h30, 14h30, 15h30 - "Eva, entre Portugal e Moçambique"
Uma exposição à volta da geografia do livro Eva, de Margarida Botelho

- Acções de Formação [Inscrições na Biblioteca Municipal]
Dias 3, 4 e 5 de Maio
18h00 às 22h00 - "Os livros não mordem, a leitura sim", Rodolfo Castro
18h00 às 22h00 - "Ler como quem escreve, escrever como quem lê", Maria Teresa Meireles

- Outros Eventos
Dia 1, domingo
17h00 - Apresentação do Livro Os guardiões das florestas, de Márcia Morgado e Evandro Morgado, com ilustrações de Sebastião Peixoto
Editora: Opera Omnia

18h00 - Apresentação do Livro A Noite das Mulheres Cantoras, de Lídia Jorge
Editora: Dom Quixote

Dia 6, sexta-feira
18h39 - "Palavras à desgarrada", Paulo Condessa e José Fanha
21h29 - "Rengue, rengue, rengue... Histórias do rio do esquecimento", Manuel Sevillano
22h19 - "El regalo de los árboles", Estrella Ortiz
23h09 - "Histórias que espelham pessoas", Jorge Serafim

Dia 7, sábado
17h39 - "Palavras à desgarrada", Jorge Serafim e Thomas Bakk

18h29 - Apresentação do Livro E tu, gostas de histórias, de Sílvia Alves, com ilustrações de Susana Leite
Editora: Paulinas

21h39 - "Fábulas Fabulosas", Arte Pública

Dia 8, domingo
16h30 - "Eva, entre Portugal e Moçambique", Uma exposição à volta da geografia do livro Eva, de Margarida Botelho

17h30 - "A Biblioteca Privada do Capitão Marlow", Uma viagem pelos livros do mundo de Manuel Selvillano

17h30 - "Soirées de Poesia", Círculo dos Poetas de Pombal

18h30 - Apresentação do Livro Fábulas em verso, de Joana Afonso, com ilustrações de Isabel Valfigueira
Editora: Everest

Livrarias Presentes:
- K de Livro
- Sérgio Soares

Horário da Feira
1 Dom - 14h00 às 22h00
2 Seg a 5 Qui - 09h30 às 22h00
6 Sex e 7 Sáb - 08h30 às 24h00
8 Dom - 14h00 às 20h00

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Abrindo caminhos de futuro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Esperança renovada

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Relatório da UE sobre a educação

Os países da UE melhoraram os seus sistemas de ensino em áreas-chave ao longo da última década, mas só conseguiram atingir um dos cinco valores de referência fixados para 2010, revela o relatório da Comissão Europeia sobre os novos progressos em matéria de educação e formação.

A UE alcançou o seu objectivo de aumentar o número de diplomados em matemática, ciências e tecnologia, com um aumento de 37% desde 2000 – tendo facilmente superado a meta dos 15%.

Significativos, mas insuficientes, foram os progressos alcançados na redução da taxa de abandono escolar, no aumento do número de alunos que concluem o ensino secundário, na melhoria das competências em leitura e no aumento da percentagem dos adultos que participam no ensino ou na formação.

Fonte: Press release (IP/11/488, 19 april 2011)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Participámos na ExpoJuventude




domingo, 17 de abril de 2011

Primeiro brainstorming no quadro do projecto Going LLL


Going LLL é um projecto europeu de investigação que resulta de uma parceria entre a ANQ e a Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O principal objectivo do Going LLL é definir caminhos futuros para a Aprendizagem ao Longo da Vida, partindo da realidade dos Centros Novas Oportunidades existentes.

No dia 13 de Abril, os Directores e Coordenadores dos Centros Novas Oportunidade de CEPRA, Arrábida, Universidade Autónoma de Lisboa e Escola Secundária de Pombal participaram, nas instalações da Universidade Católica, num primeiro brainstorming no âmbito do projecto.

Foi uma manhã de valorização do caminho percorrido, das dúvidas e razões discutidas desde a criação dos CRVCC, de partilha de opiniões para a modelização de centros indutores de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Um pequeno contributo para a concretização do projecto, mas certamente o reforço do desejo de continuar de mangas arregaçadas no desafio conjunto de um novo ciclo de estímulo para as "cadeias de valor", Aprendizagem e Formação ao Longo da Vida na sociedade da informação.


Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma sessão de acolhimento especial

7 de Abril de 2011: uma data particular para a equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal.
Pelas 20:00h, na sala 205, esteve presente um grupo de seis candidatos portadores de deficiência auditiva que reafirmaram a necessidade do sistema e das práticas educativas, nomeadamente da Iniciativa Novas Oportunidades, assegurarem a gestão da diversidade, respondendo assim às necessidades educativas de todos os candidatos.

“Se os outros podem, porque é que nós não podemos? Apenas porque somos surdos? " Estas eram algumas das questões que colocavam à Drª Patrícia Gonçalves, Técnica da Cercipom, que nos procurou no sentido de saber qual a resposta que poderia ser dada a estes candidatos. Depois de alguns contactos com a Casa Pia de Lisboa e com a equipa do Centro Novas Oportunidades de Maceira, detentores de alguma experiência no trabalho com pessoas surdas, aceitámos o desafio e no dia 7 lá estávamos a realizar a primeira sessão de trabalho.

O nervosismo que nos invadiu, num primeiro momento, com o decorrer da sessão, foi-se dissipando graças à boa disposição e entusiasmo evidentes nos rostos daqueles candidatos que já há muito ansiavam pela sua oportunidade.

É de enaltecer também o excelente trabalho desenvolvido pela intérprete Joana Sousa que serviu de elo de ligação entre os candidatos surdos e a equipa do nosso Centro, sem a qual, o acesso à informação seria delicado.

No contacto directo com a realidade de pessoas surdas, apercebemo-nos da real necessidade de educar para a inclusão. Porém, alcançar este objectivo não parece ser tarefa fácil, pois não basta apenas receber pessoas com necessidade educativas especiais, é necessário formar profissionais, adaptar estruturas físicas e materiais e, acima de tudo, sensibilizar toda a comunidade educativa de que todos têm direito à aprendizagem e ao reconhecimento dos saberes e competências adquiridas em contextos diversos.

Patrícia Amado - Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

sábado, 9 de abril de 2011

Também estamos no Facebook

Depois do Picasa e do Twitter, aderimos à rede social mais popular, o Facebook para partilhar informação relevante do nosso Centro. Visite-nos !

sábado, 2 de abril de 2011

Março marçagão