sexta-feira, 23 de abril de 2010

25 de Abril na primeira pessoa

Em 1974, no dia 25 de Abril de manhã ao chegar à escola, comecei a notar uma grande movimentação de jipes com tropas, porque, perto da minha escola existia o Quartel de Leiria – Regimento de Infantaria nº7. Hoje ainda existe no mesmo local e chama-se Quartel de Artilharia de Leiria. As aulas não chegaram a começar e a campainha tocou duas vezes seguidas para reunir os alunos no auditório principal, onde a directora explicou que estava a decorrer uma revolução militar e que não iria haver aulas, pediu que nós nos mantivéssemos nas salas e procurássemos fazer pouco barulho. Quem saísse na hora do almoço teria que o fazer acompanhado por um adulto. Só à noite, em casa, é que me apercebi, pelas notícias no rádio, que tinha havido um Golpe de Estado que ficou com o nome de Revolução dos Cravos ou Revolução do 25 de Abril.
Durante o dia 25 de Abril, na rádio estavam sempre a passar as músicas "E Depois do Adeus" de Paulo de Carvalho e a música "Grândola, Vila Morena" de Zeca Afonso, que ficaram ligadas para sempre ao 25 de Abril.

Excerto da história de vida de Otília Mota
(Sessão de júri de certificação (RVCC- B3) - 22 de Abril)

terça-feira, 20 de abril de 2010

O Direito à Saúde num Estado de Direitos



O Centro Novas Oportunidades realizou no dia 14 de Abril de 2010, pelas 19H30 horas, no Cine Teatro de Pombal, mais um debate, desta vez, sobre O Direito à Saúde num Estado de Direitos.

O público presente, em número muito razoável, contou com a presença do Professor Jubilado da Faculdade de Medicina, Doutor Rogério Teixeira e do Técnico Superior da Administração Regional de Saúde de Coimbra, Dr. Victor Amaral.

Depois de apresentados pelo Formador da Área de Competências - Chave de Cidadania e Empregabilidade, Nível Básico, Professor Jorge de Sá, os oradores abordaram o tema fazendo uma resenha histórica sobre o SNS realçando os contornos da sua génese e realçando o princípio da sua universalidade e da sua generalidade, o que pressupõe que todos os cidadãos, sem excepção, estejam cobertos por esquemas de promoção e protecção da saúde e por serviços prestadores de cuidados, assim como todos os cidadãos tenham direito a todo o tipo de cuidados de saúde.

Em síntese, o Estado assume-se como responsável pela concretização do direito à protecção da saúde previsto na Constituição, o que culminou com a publicação em 1979 da lei do Serviço Nacional de Saúde, Lei 56/79 de 15 de Setembro. Em 1976, o “despacho Arnault”, criou o SNS, financiado pelo Estado, os cidadãos passam a usufruir do direito à saúde, garantido pelo governo, universal, geral e gratuito, independentemente das suas capacidades económicas (artigo 64º).

Os oradores foram mostrando várias imagens sobre a realidade geográfica da oferta pública do SNS referindo que a ideologia corporativa do Estado Novo imprimiu em toda a legislação uma concepção de assistência médico-sanitária, predominantemente caritativa, determinando a realidade do Sistema Nacional de Saúde, tal como hoje o conhecemos.

Relativamente ao Estado da Saúde, os dados apresentados mostraram a distribuição dos serviços de saúde na população do país revelando um conjunto de assimetrias significativas. Portugal sofreu nas últimas décadas importantes transformações que se caracterizam pela democratização e descolonização em 1974, pela entrada na CEE em 1986, e pela integração na União Monetária Europeia em 2000.

Já no debate, os participantes puderam dialogar com os oradores que deixaram ainda uma mensagem – o cidadão deve saber quais sãos os seus deveres e os seus direitos no acesso ao SNS.

Jorge Sá-Formador de Cidadania e Empregablidade

sábado, 17 de abril de 2010

Um produto revolucionário

sexta-feira, 16 de abril de 2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Direito à Saúde num Estado de Direitos

Para agir com eficácia é preciso conhecer, reflectir.

No dia 14 de Abril, pelas 19:30, no mini-auditório do Teatro-Cine de Pombal, temos uma proposta de reflexão conjunta em torno do nosso sistema de saúde.

Mais uma iniciativa no âmbito da Cidadania e Empregabilidade. Não deixe passar esta oportunidade de formação em ambiente de partilha!


Cristina Costa- Coordenadora Pedagógica

sexta-feira, 2 de abril de 2010

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mudança de instalações

Andamos em mudanças.!

A partir do dia 05 de Abril , estaremos num espaço moderno e acolhedor para um atendimento eficiente e personalizado.

Esta mudança deve-se ao Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário e as novas instalações mesmo que provisórias são um símbolo da dinâmica pela qual sempre pautamos a actividade do nosso Centro Novas Oportunidades.

Aguardamos a sua visita!

Cristina Costa- Coordenadora Pedagógica