sábado, 31 de janeiro de 2009

Porque assim se desenvolvem e reconhecem competências

O Sarau Musical foi um espaço de junção de fragmentos musicais que se vão captando do meio que nos envolve, o concelho de Pombal.

Foi um projecto colaborativo da Iniciativa Novas Oportunidades – na sua vertente de adultos, onde formandos do Curso EFA C, formadores, mediadora, técnicos e coordenadora do CNO foram dando luzes para abrilhantar a cerimónia de entrega de diplomas do Curso EFA e RVCC.

As personagens principais foram Andreia Maricato, o grupo Cavaquinhos dos Cajados de Litém, a banda Scream and Scratches, Jessie Leal, Zebinizo Modidova, Érica Santos, Mélanie Neves, Raquel Falcão, Sara Mendes, Bárbara Longo, Joaquim Santos, Bruno Lopes, Francisco Pinto, o Rancho Folclórico da Charneca mas também a centena de adultos que receberam diploma de equivalencia ao 9º ano ou 12º ano.

Apuraram-se sentidos e cresceu-se no propósito comum de fomentar a cultura de aprendizagem ao longo da vida.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A minha viagem pelo Processo RVCC - NS




“No percurso da vida será sempre necessário retroceder para traçar novos rumos.”

O real significado desta frase tem sido utilizado por mim, diversas vezes, como solução para algumas circunstâncias menos favoráveis, e não foi excepção quando decidi ingressar no processo RVCC do CNO da Escola Secundária com 3º ciclo de Pombal.
O “retrocesso” foi o retorno a um estabelecimento de ensino mas desta vez, para despertar e reflectir vivências já esquecidas e competências adquiridas. O traçado de novos rumos aconteceu durante o todo o Processo, com a camaradagem e aprendizagem contínua na exploração e aplicação de novas ferramentas da Web 2.0, e o “rumo” já definido foi o final do Processo, com a certificação de nível secundário, que me permitirá navegar mais além.
A minha passagem pelo Processo RVCC, durante estes dez meses não foi fácil; primeiro, a minha falta de disponibilidade, devido aos meus compromissos profissionais, impossibilitou-me de me dedicar como desejava à construção do meu e-portefólio; depois, a interpretação do Referencial de Competências-Chave e respectivo Guia de Operacionalização foi complicada, devido à complexidade do vocabulário e também à dificuldade em descodificar as competências indicadas nos diferentes núcleos geradores. Contudo, com a ajuda dos colegas e da equipa técnico-pedagógica foi possível ultrapassar as diversas situações de impasse e navegar em direcção ao objectivo: a certificação de nível secundário.
Como cidadão e como pessoa sinto-me realizado com a conclusão do Processo RVCC, reconheço-o como sendo uma mais valia a nível pessoal e profissional, e tão efectivo como conseguido pelos estudos do ensino regular.
.
Armindo da Silva Martins - 46 anos

sábado, 10 de janeiro de 2009

Entrega de Diplomas


Convite

Os Formandos do curso EFA, turma C, da Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal, têm a honra de convidar V/ Exa. para assistir ao Sarau Musical que se realizará no dia 23 de Janeiro de 2009, pelas 20h30m, no Teatro-Cine de Pombal, tendo como objectivo reunir e divulgar valores do panorama artístico existentes no concelho. Este evento será também ocasião de entrega de diplomas do processo RVCC e do curso EFA.

Os Formandos do Curso EFA

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Inscrições para exames ao abrigo do Decreto-Lei 357/2007

A data limite de inscrição para realização dos exames ao abrigo do Decreto-Lei 357/2007, época de Fevereiro , é dia 15 de Janeiro.

Aproveite esta Oportunidade de conclusão do ensino secundário!

Exame_Decreto_357_Fevereiro[1]