sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A minha viagem pelo Processo RVCC - NS




“No percurso da vida será sempre necessário retroceder para traçar novos rumos.”

O real significado desta frase tem sido utilizado por mim, diversas vezes, como solução para algumas circunstâncias menos favoráveis, e não foi excepção quando decidi ingressar no processo RVCC do CNO da Escola Secundária com 3º ciclo de Pombal.
O “retrocesso” foi o retorno a um estabelecimento de ensino mas desta vez, para despertar e reflectir vivências já esquecidas e competências adquiridas. O traçado de novos rumos aconteceu durante o todo o Processo, com a camaradagem e aprendizagem contínua na exploração e aplicação de novas ferramentas da Web 2.0, e o “rumo” já definido foi o final do Processo, com a certificação de nível secundário, que me permitirá navegar mais além.
A minha passagem pelo Processo RVCC, durante estes dez meses não foi fácil; primeiro, a minha falta de disponibilidade, devido aos meus compromissos profissionais, impossibilitou-me de me dedicar como desejava à construção do meu e-portefólio; depois, a interpretação do Referencial de Competências-Chave e respectivo Guia de Operacionalização foi complicada, devido à complexidade do vocabulário e também à dificuldade em descodificar as competências indicadas nos diferentes núcleos geradores. Contudo, com a ajuda dos colegas e da equipa técnico-pedagógica foi possível ultrapassar as diversas situações de impasse e navegar em direcção ao objectivo: a certificação de nível secundário.
Como cidadão e como pessoa sinto-me realizado com a conclusão do Processo RVCC, reconheço-o como sendo uma mais valia a nível pessoal e profissional, e tão efectivo como conseguido pelos estudos do ensino regular.
.
Armindo da Silva Martins - 46 anos

Sem comentários: