quarta-feira, 27 de junho de 2012

Frases Sentidas

É com um enorme orgulho que me encontro a escrever estas curtas mas sentidas palavras.
Prestes a concluir o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal, não poderia findar esta fase da minha vida sem exprimir o que significou para mim.
Sem dúvida alguma que com este processo sinto que estou muito mais rica, não só a nível de conhecimentos de matemática como de cidadania, uma área na qual me enquadro muitíssimo bem, respeitando, pessoas, animais não descurando o nosso tão querido meio ambiente tão essencial para a nossa saúde. Desenvolvi também competências na língua portuguesa e descobri que gosto imenso das novas Técnicas de Informação e Comunicação.
Conheci pessoas extraordinárias as quais não vou esquecer, criámos um grupo espectacular, com candidatos e equipa.
Quero continuar os meus estudos, se possível na Escola Secundária de Pombal, deixando um alerta às entidades competentes:
Não se esqueçam as pessoas que, por alguma razão, não tiveram oportunidades de aprender em tempo devido!
Ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal, o meu mais sincero agradecimento!

Mª de Lurdes Estrela

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seminário

No dia 29 de Junho, na Escola básica e secundária de Sever do Vouga, realiza-se
seminário organizado pelo Centro Novas Oportunidades Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
subordinado ao tema “Impacte(o) das Parcerias na Educação de Adultos”.


 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um sonho que se tornou realidade

Um dia alguém comentou perto de mim sobre a Iniciativa Novas Oportunidades e sobre o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Perguntei como era e como se desenvolvia, nunca imaginando que em breve iria ficar desempregada e que o I.E.F.P. me iria encaminhadar para um Centro.
Inscrevi-me no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal e fiquei ansiosamente a aguardar que fosse chamada. Passado algum tempo, estava a dar início a um processo R.V.C.C.  com muita curiosidade e uma vontade enorme de aprender.
Foi um processo muito enriquecedor a nível geral. Tive óptimos formadores e uma profissional que me ajudaram a concretizar cada tarefa. Toda a equipa foi muito dedicada. Todos os elementos revelaram ser pessoas humanas e sempre com disposição para ensinar e a tirar dúvidas. Todos trabalharam em equipa com todo o gosto e sempre se mostraram disponíveis para ajudar.
Conheci novas colegas que nunca vou esquecer.
Recordei momentos de vida no tempo de criança, adolescência e depois em jovem e adulta, com alguma saudade!
Valeu o esforço de estar horas no computador, durante a noite, de madrugada e fins-de-semana sem lazer, pesquisando matérias interessantes sobre as quais, de outra forma, nunca teria aprofundado conhecimento. Troquei horas de sono, por horas de trabalho porque queria alcançar um objectivo que era concluir o nono ano.
Sinto-me novamente como uma jovem, pois  ao longo destes últimos meses a preocupação era  fazer os trabalhos a tempo. Algumas horas da noite foram a pensar como iria correr a sessão de júri e a apresentação do trabalho final.
As coisas com qualidade constroem-se e luta-se para conseguir obtê-las.
Quando ouvia falar do processo RVCC, tinha uma ideia diferente, não imaginava vir a aprender tanto e recordar o que aprendi anos atrás.
Fiquei muito satisfeita por concluir este processo porque ficando eu com as minhas competências reconhecidas e certificadas poderei conseguir um novo trabalho.
Aconselho todos os adultos que tenham o sonho de voltar a estudar e de saber mais que não pensem duas vezes e sigam em frente. Nunca é tarde para aprender e em qualquer idade se aprende!
Vou ter saudades das horas que passei no Centro Novas Oportunidades, mas outras oportunidades poderão surgir. Foi uma experiência e um sonho que se tornou realidade. Sinto-me assim mais valorizada e qualificada para novos desafios.

                                                                                                    Lucinda Mota

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Oportunidades para conhecer