quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em dezembro pelo Centro

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rescaldo do encontro

No passado dia 7, aproximadamente, 225 elementos das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades rumaram até à cidade de Coimbra para debaterem e reflectirem sobre o impacto e o futuro da Educação e Formação de Adultos em Portugal.

Numa altura em que todos ansiamos conhecer o futuro da Iniciativa Novas Oportunidades, esperava-se neste Encontro Nacional a presença de um representante da Agência Nacional para a Qualificação o que, infelizmente, não aconteceu. Porém, o balanço a fazer é extremamente positivo, não só pela qualidade, mas também pela pertinência de todas as comunicações.

Na primeira sessão de trabalho, o Dr. Bravo Nico apresentou o retrato da qualificação em Portugal antes e depois da Iniciativa Novas Oportunidades, destacando as conquistas e apontando o que, na sua opinião, deveria ser feito no sentido de se imprimir maior confiança social nos processos de qualificação.

O Dr. Luís Capucha apresentou o esboço do manifesto pró Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, cuja Comissão Instaladora veio a ser eleita no final deste encontro.

Iniciou-se o período da tarde com a exposição das principais conclusões do estudo realizado em torno dos impactos educativos das famílias participantes na Iniciativa Novas Oportunidades. Como principais resultados, poderemos apontar maior envolvimento das famílias nas práticas educativas dos filhos, maior gosto e segurança pelo mundo do conhecimento e aquisição de novos hábitos de leitura.

Foram também debatidas as formas de intervenção adoptadas com candidatos encaminhados pelo Centro de Emprego e as dificuldades encontradas na elaboração de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.

Para finalizar o Encontro, três candidatos já certificados com o nível secundário, apresentaram as suas vivências durante o Processo RVCC e os impactos que este teve na sua actividade profissional e participação cívica.

Por tudo isto, e como referiu o Dr. Bravo Nico, a qualificação de adultos em Portugal não deve ser um ponto final, mas um ponto de partida na viagem pelo mundo de novas aprendizagens.

Patrícia Amado -Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento