sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aprende e serás mestre


Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.

César Torrado é mais um exemplo de que nunca é tarde para aprender. Ainda há poucos meses tinha apenas a 4ª classe, escolaridade que completou quando tinha 10 anos. Hoje, com 75, e movido pela constante vontade de aprender o Sr. César é mais um dos muitos adultos que viu as suas competências adquiridas ao longo da sua vida serem certificadas. Para ele, esta foi “uma oportunidade de mostrar todos os conhecimentos que tenho vindo a adquirir ao longo da vida, mas também certamente de actualizar outros. Agora tenho a oportunidade de rever toda essa experiência que de outra maneira seria difícil”.

Quando se inscreveu no Centro Novas Oportunidades, o seu principal objectivo era “aprender a trabalhar com o computador”, no entanto, foi-lhe proposto conciliar essa formação com o processo RVCC, permitindo deste modo a certificação do 9º ano de escolaridade. Como gosta de aprender e de desafios, o Sr. César decidiu aceitar pois considera que “é sempre bom saber sempre mais porque a vida é um constante desafio”.

A certificação não foi uma meta e no futuro gostaria de continuar a aprender, “viajar para conhecer outros países e locais, convivendo e conhecendo pessoas novas, partilhando cultura e experiências”.

São pessoas como o Sr. César que reforçam o ideal de aprendizagem ao longo da vida e que muito contribuem e inspiram os que o rodeiam.



Romeu Machado - Profissional de RVC

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Construção do seu futuro em debate

No próximo dia 2 de Junho, pelas 20h vai decorrer, no auditório Dra Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal, o último espaço de debate deste ano lectivo, dinamizado pelo Formador de Cidadania e Empregabilidade.


Teremos entre nós a Professora Doutora Margarida Lima, que nos virá ajudar a encontrar a resposta à questão "O que podem os adultos fazer pela construção do seu Futuro?"



Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prémio Literário “Marquês de Ouro”

Comodamente instalado num expositor da Biblioteca da nossa Escola, repousa o livro Um Ano Estrangeiro. Com curiosidade mesclada de surpresa, retiro-o do seu suporte e começo por observar a capa, enquanto vou reflectindo sobre este título que, à partida, nos convida a viajar. Eis que algumas hipóteses surgem repentinamente. Poderá esta narrativa levar-nos a descobrir alguns países? Que ambientes serão descritos? Para que época viajaremos? Com que personagens contactaremos? Que acontecimentos serão por nós testemunhados?


Para descobrir respostas a estas perguntas (e a muitas outras que a obra de Brigitte Giraud em nós desperta), sentimo-nos com vontade de começar a ler imediatamente Um Ano Estrangeiro.


A leitura deste livro (ou de outro dos 4 livros seleccionados) proporcionará ainda a possibilidade de participar no Prémio Literário “Marquês de Ouro”. Para mais informações, pode ser consultado o regulamento desta actividade desenvolvida pela Biblioteca, em http://espombal-m.ccems.pt/


Leia e participe! Viaje com “Um ano estrangeiro”…


Lídia Ribeiro - Formadora de CLC

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sugestão de leitura

O pai via-o amuado pelos cantos e perguntava às mulheres da casa:
- Que diabo tem o rapaz?
E, como ninguém lhe explicasse aquela tristeza, trouxe-o uma tarde para junto do Tunante, o cão guardador do curral das vacas.
Ali se puseram em conversa.
Foi a primeira conversa a sério que o Silvestre Cuco teve com o filho. Este nunca mais esqueceu tal dia, em que fez uma das descobertas mais surpreendentes da sua vida.
Falaram de homem para homem. Sim, senhor, de homem para homem, e o Constantino sabe bem o que lhe custou essa conquista. Quando se abriu com o pai para lhe confessar que a mãe não gostava dele por causa do nariz, apareceu-lhe de repente nos olhos uma grande vontade de chorar. Embargou-se-lhe a voz, as palavras começaram a sair todas cortadas, e vai então o pai disse-lhe assim:
- Um homem nunca chora, mesmo que veja as tripas doutro na mão...
Apressado, o Constantino deitou a ponta dos dedos a umas lágrimas que queriam rebentar, e ali mesmo as esmagou, segurando as outras todas que já vinham numa carreirinha para fazerem o pranto. Baixou a cabeça por instantes, erguendo-a depois com um sorriso. Encararam-se, o pai animou-o com um olhar que ele conhecia, e o Constantino percebeu que ganhara nesse dia o seu melhor camarada.



Alves Redol, Constantino, Guardador de vacas e de sonhos, 1962

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia da Europa


Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.

Saiba mais aqui.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Exames Decreto-Lei 357/2007 - época de Maio

Lembramos que estão “aí à porta” os exames a nível de escola, ao abrigo do Decreto-Lei 357/2007, de 29 de Outubro – Época de Maio de 2011.

Aproveite as actividades de Apoio em Sala de Estudo!

Consulte o calendário que também está afixado na Escola.

Exames_e_apoios_Maio_D._L

terça-feira, 3 de maio de 2011

Também se aprende e muito no processo RVCC

Iniciei o processo RVCC no mês de Outubro do ano de 2010. Confesso que a primeira impressão com que fiquei não foi muito animadora, uma vez que me foi dito que na modalidade do Processo RVCC o objectivo não era propriamente para aprender, mas sim evidenciar as competências que adquirimos com a experiência ao longo da vida. Como apenas tinha 32 anos de idade, fiquei um pouco apreensivo, pensando se com a minha experiência de vida iria conseguir atingir os créditos necessários nas diversas áreas de competência chave para poder obter a certificação do 12º ano.


Para minha surpresa, no decorrer do processo e, à medida que ia assistindo às sessões de reconhecimento, verifiquei que afinal também se aprende e muito no processo RVCC.


Para tal, contribuíram todos os formadores e técnicos que me acompanharam ao longo destes meses.


Este processo deu-me também a possibilidade de melhorar as minhas competências ao nível da utilização das novas tecnologias, através interacção e comunicação que estabelecia com os colegas do grupo e com a Profissional de RVC por meio de uma rede social, a mixxt, potencialidade que até então nunca tinha explorado.


O facto de construir um e-PRA foi de certa forma uma motivação adicional, uma vez que facilitou todo o processo e contribuiu para enriquecer os meus conhecimentos. Posso dizer que se o objectivo da Iniciativa Novas Oportunidades é formar pessoas, desenvolver o gosto pela aprendizagem, desenvolver a autonomia na busca de conhecimento, o objectivo foi plenamente alcançado. Sinto-me muito realizado com esta nova conquista!



Pedro Ferreira - Candidato certificado- RVCC NS

Em Abril...

domingo, 1 de maio de 2011

Celebrar o Dia da Mãe


Algo com que nos deparamos em tantas histórias de vida é a emoção com que as pessoas nos revelam a importância da sua mãe nas suas vidas, e como as figuras femininas identificam como elemento mais significativo da sua vida, a maternidade. A todas as mães, um bem hajam!


Lisa Figueiredo - Profissional de RVC



Para Sempre
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'