quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nunca é tarde para aprender

Após a realização de algumas sessões de diagnóstico, ficou-me na memória a frase do Sr. Manuel, um candidato que se inscreveu no nosso Centro Novas Oportunidades: “Estou aqui porque quero saber até onde sou capaz de ir, quero avaliar as minhas capacidades”.

Para além deste candidato, nas últimas semanas, tive o privilégio de auscultar o percurso de vida de mais três candidatos com idades compreendidas entre os 62 e 75 anos, os quais tiveram a possibilidade de explanar toda a sua sabedoria e competências adquiridas na “escola da vida”.

Estes quatro candidatos apresentavam motivações completamente diferentes aquando da sua inscrição no Centro Novas Oportunidades: aprender a ler e a escrever, aprender a contactar com as ferramentas informáticas e melhorar as suas competências ao nível da expressão escrita. Foi com orgulho mas também alguma saudade que expuseram os seus percursos profissionais, formativos, escolares, bem como as responsabilidades, funções, tomadas de decisão e projectos sociais em que estiveram envolvidos durante largos anos, tomando assim consciência de que as suas aprendizagens valiam uma certificação escolar.

Na verdade, estes candidatos são o exemplo vivo de que nunca é tarde para aprender e de que a escola da vida é merecedora de reconhecimento e valorização por parte de toda a sociedade. Porém, infelizmente, ainda existem pessoas cépticas relativamente ao impacto, ao rigor dos processos e à qualidade do sistema da Iniciativa Novas Oportunidades. A essas pessoas é importante relembrar de que não existe uma única forma de aprender e de reconhecer os conhecimentos de que somos portadores, sendo crucial nos Centros Novas Oportunidades atender às características singulares dos candidatos que os procuram.

De facto, estes candidatos poderão não apresentar os conhecimentos escolares de que os nossos jovens são portadores mas expõem um conjunto de saberes que foram, e continuam a ser, úteis para a sua vida. E numa sociedade em constante mutação de que vale o conhecimento se não for útil?


Patrícia Amado - Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento

terça-feira, 23 de novembro de 2010

4º Encontro Nacional dos Centros Novas Oportunidades

No 4.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades será apresentado o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades, que terá início em Janeiro de 2011 e terminará em 2015.

Este encontro, levado a cabo pela Agência Nacional para a Qualificação, através dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, irá focar-se no que tem sido a Iniciativa Novas Oportunidades e no trajecto que a mesma seguirá.

Desta forma, o encontro integrará um primeiro momento de apresentação pública dos resultados e evidências dos estudos de avaliação externa do eixo adultos desta Iniciativa.

A segunda parte do encontro visa revelar e divulgar boas práticas desenvolvidas em Centros Novas Oportunidades.

Por fim, a terceira e última parte incidirá sobre o novo ciclo da Iniciativa Novas Oportunidades. Neste sentido, espera-se que este momento integre um painel com empresários reconhecidos e uma comunicação oficial das metas e objectivos para o novo ciclo da Iniciativa, a iniciar em Janeiro de 2011.

(Fonte: ANQ)

domingo, 21 de novembro de 2010

Uma viagem pelo mundo dos livros


No passado dia 16, mais um grupo iniciou o seu percurso de Linguagem e Comunicação no âmbito do RVCC de nível básico.

Com a colaboração da equipa da biblioteca, os adultos puderam viajar por entre os livros, com uma visita guiada à biblioteca da nossa escola. Foi-lhes explicada a organização dos livros nas estantes de acordo com as classes a que pertencem. Foram, ainda, elucidados sobre o que podem requisitar e como fazê-lo.

Após a descodificação do referencial de Linguagem e Comunicação, aventuramo-nos pelos caminhos da leitura com a leitura do conto “O Retrato” de Manuel da Fonseca. No final, grande parte dos adultos requisitou um livro para continuar a viagem em casa.


Sibila Henriques- Formadora de LC

sábado, 13 de novembro de 2010

"Português para Todos” - curso de 150 horas


“Português para Todos” é uma iniciativa da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) – através do Programa Operacional do Potencial Humano – e do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e está a decorrer na Escola Secundária de Pombal.

Dirigido a cidadãos estrangeiros ou cidadãos nacionais adultos, originários de países terceiros, o curso de Formação em Língua Portuguesa para Estrangeiros (nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) teve início a 26 Outubro de 2010, com vinte formandos. As sessões decorrem em horário pós-laboral, às 3ª e 5ª feiras. O curso é financiado, tendo no total 150 horas.

Se é imigrante, inscreva-se também neste curso que permitirá o acesso à nacionalidade, à autorização de residente permanente e/ou ao estatuto de residente de longa duração.

Dirija-se ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pombal.


Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Celebrar o S. Martinho

Hoje é dia de S. Martinho cuja generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele, durante toda a Idade Média, o santo mais popular de França. Ainda hoje o seu amor aos pobres e aos desprotegidos é fonte de inspiração.

Na nossa última sessão de júri de nível secundário, na tarde de ontem, um dos candidatos trouxe à luz um exemplo concreto de quem vai fazendo caminho na solidariedade e partilha: o projecto Ondjoyetu.

Obrigada Rosinda pelo testemunho que nos deu da preocupação em fazer escolhas sábias e educar os filhos para serem profundamente felizes na construção de um "curriculum invisível" de missionários.

Cristina Costa - Coordenadora Pedagógia

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Encontro com sumo - Consumismo e consumerismo


Decorreu no passado dia 28 de Outubro, no Auditório Gabriela Coelho, da Escola Secundária de Pombal, uma sessão de esclarecimento sobre Consumo e Consumismo. Contou com a presença da DECO, que proporcionou aos mais de setenta participantes uma sessão interessada e participativa.

A técnica presente, Drª. Marta Almeida, na sua comunicação, utilizou casos da realidade do dia-a-dia da DECO. Em cerca de duas horas, os participantes, em diálogo franco e interesado, puderam ver esclarecidas as suas dúvidas sobre modos de procedimentos em situações concretas.

A sessão visava:
- Informar os consumidores sobre produtos e serviços que lhe são oferecidos pelo mercado.
- Facultar toda a informação útil e necessária que auxilie os consumidores numa escolha esclarecida e responsável.
- Divulgar critérios de escolha que ajudem o consumidor na selecção e aquisição de produtos e serviços;
- Evitar conflitos de consumo, decorrentes da falta de informação.
- Contribuir para a mudança dos comportamentos, atitudes e valores dos cidadãos.

Após a troca de ideias e a resposta a muitas perguntas, a oradora apelou ao consumerismo como prática sustentável das pessoas.

Recorde-se também que a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) é a maior e mais antiga associação Portuguesa de Defesa do Consumidor e surgiu a 12 de Fevereiro de 1974, da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES). Actualmente tem mais de 380 mil associados.

É membro das seguintes organizações:
- Comité de Consumidores;
- Comité Económico e Social;
- European Consumer Law Group;
- Bureau Européen des Unions de Consommateurs (BEUC);
- Consumers International (antiga IOCU);
- Euroconsumers (antiga Conseur - Consummateues Européens);
- International Consumers Research and Testing (ICRT).

Jorge de Sá - Formador de CE