quarta-feira, 28 de julho de 2010

Finalmente... poder perder tempo

Fonte: Aqui
“O tempo que gostas de perder não é tempo perdido.”

Bertrand Russell
Voltaremos em Setembro:)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estamos nas festas do Bodo


Passe pelo nosso stand no Bodo (Pavilhão das Actividades Económicas)!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Celebrar em equipa

Create your own video slideshow at animoto.com.


E muitas mais caras lindas estiveram no jantar mas sem direito a registo fotográfico. O fotógrafo não está validado:)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Impulso para continuar a formação


Para trás ficam muitas horas de trabalho – de pesquisa, da escrita, de reflexão e de contacto com as Novas Tecnologias – e de dedicação ao objectivo a que me propus: concluir o processo RVCC. Sem desânimos e com muita vontade de vencer lá fui ultrapassando os obstáculos que se me deparavam e que, depois de vencidos, contribuíram para o fortalecimento da minha motivação na aprendizagem. Recordo as muitas horas que dediquei à Narrativa Autobiográfica. Escrevi-a e reescrevi-a, rebusquei na memória coisas que julgava já esquecidas, desenvolvi aptidões de pesquisa (um tema pesquisado a suscitar, obrigatoriamente, a pesquisa de um outro) e reflecti sobre assuntos que no meu quotidiano olhei com algum desinteresse.

Frequentei as “aulas” de inglês e senti o impacto da construção do meu e-portefólio através do Google Sites. Que me surgiu, como quem entra em casa alheia sem bater à porta, como “monstro” que não dominava. Medo? Não. A ajuda preciosa da profissional motivou-me a desenvolver (algumas) competências nesta área e consequentemente a despertar-me a curiosidade de saber algo mais sobre a Web 2.0. Num ápice estou a praticar, a mostrar-me interessado na aprendizagem e a ler tudo que está ao meu alcance sobre aquelas ferramentas – releio um trabalho jornalístico fotocopiado “ O Poder Está Nas Suas Mãos”, que me foi facultado por ocasião da minha primeira passagem pelo RVCC. Entretanto, procuro identificar-me com “Os dez endereços obrigatórios da Web 2.0” e perceber melhor as suas vantagens. Alguns endereços já conhecia – “youtube” e “myspace” – mas outros são-me completamente desconhecidos – “feedburn”, entre outros. As Novas Tecnologias ocupam-me agora um espaço que desconhecia e adicionam competências ao meu currículo.

Em paralelo com o desenvolvimento destas competências apuro outras, nomeadamente o interesse pela pesquisa na internet e a interacção (?) na “Ning”. (Um espaço de comunicação interactivo posto ao serviço do candidato mas, seguramente, desaproveitado. Descarregar apenas os trabalhos do formando naquele espaço (“Dra! Em anexo envio-lhe o meu trabalho ’X’”) não lhe conferiu o seu verdadeiro objectivo: trocar ideias, opiniões, por temas de interesse à discussão, etc. Penso). E ainda a capacidade de reflectir recorrendo a todas as ferramentas que achei necessário para compreender melhor determinado assunto.

O desafio seguinte é saber aproveitar este “impulso” e continuar a apostar na formação. É exactamente o que pretendo. Assim haja “Novas Oportunidades”.


Carlos Rodrigues- Candidato certificado com o nível secundário

domingo, 18 de julho de 2010

O meu RVCC


Desafio. Foi sob essa perspectiva que iniciei o meu processo, com dificuldade em saber como o fazer, mas com a ajuda da Profissional de RVCC e da Equipa de Formadores tive a oportunidade de poder evidenciar a minha experiência de vida neste contexto de avaliação. Encontrar no caminho da minha vida conhecimentos, experiências e competências e reflectir sobre elas descobrindo as singularidades que as tornaram importantes na minha formação como pessoa e cidadão foi surpreendente. Com este processo pude fazer a consolidação do meu percurso de vida e ser valorizado pelas escolhas que fiz.
Feliz com os objectivos alcançados espero que depois de mais esta etapa possa aceitar outros desafios que a oportunidade e o futuro me reservem.


Carlos Marcelino- Candidato certificado com o nível secundário

domingo, 11 de julho de 2010

Fim de uma etapa

Também o Carlos, a Cristiana, a Carla e o Emanuel hastearam a satisfação de terem alcançado a meta do secundário.
Isso aconteceu na tarde de 8 de Julho e a nós, equipa, resta-nos o privilégio de termos sido participantes no desvendar de experiências e na confirmação da riqueza de vida de cada um.
Cristina Costa - Coordenadora pedagógica







sexta-feira, 9 de julho de 2010

Independentemente de se ter gostado (ou gostar ainda) ou não de Saramago, este ppt fez-me lembrar uma narrativa de vida ou até um e-PRA rico, cheio de sentido, pleno de grandeza e espírito e completamente de acordo com o Referencial de Competências-Chave!


Alexandra Matias, Avaliadora Externa

sexta-feira, 2 de julho de 2010

1º Curso de Qualificação para Estudos Superiores

A Universidade Aberta (UAb), ao abrigo do protocolo assinado a 3 de Fevereiro de 2010 com a Agência Nacional para a Qualificação, I.P., propõe um Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES), o qual pretende promover e contribuir para a qualificação daqueles públicos e, de um modo geral, de todos os que pretendem preparar-se para ingressar numa instituição de ensino superior e frequentá-la com sucesso.

Este Curso pretende disponibilizar formação adicional em áreas do conhecimento consideradas fundamentais para a consecução do objetivo anteriormente enunciado, enquadrando-se num programa de formação contínua que visa conduzir à aquisição, atualização e desenvolvimento de competências transversais de natureza teórica e prática.
Informe-se aqui
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Percursos

Parabéns ao André, à Adélia, Carlos e Arlindo e que continuem sempre fieis aos ideais que os animam.


Quando iniciei este processo RVCC não tinha a perfeita noção de qual seria o produto final deste processo e como lá iria chegar. Sentia muitas dúvidas relativamente à metodologia que iria ser adoptada. Mas com a insistência da Profissional que me acompanhou, fui compreendendo por onde deveria começar e a partir daí fui delineando o meu próprio método de trabalho.

O desenvolvimento do processo com a exploração de ferramentas da Web 2.o, característica deste Centro, mas com o apoio da equipa que me acompanhava sempre que necessário, deu-me a possibilidade de trabalhar ao meu ritmo, de ousar explorar, ser criativo, sabendo sempre que teria alguém que me orientaria naquilo que estivesse menos bem. O que mais me fascinou foi ter feito a narrativa digital.

Arlindo Alves - Candidato RVCC-NS


Tanto na vida pessoal como na profissional, muita da experiência adquirida foi através da auto-aprendizagem.

Sou um auto-didacta na música e a minha fluência na língua inglês deve-se aos filmes que vi, às letras das canções que sempre quis entender.

Também no processo RVCC, no desenvolvimento das actividades de exploração de competências, fiz pesquisa de informação e leitura na internet, ferramenta que gosto de chamar de biblioteca digital.

Tive o prazer de desenvolver/iniciar um e-Portefólio e ver as minhas competências pessoais e profissionais serem reconhecidas.

Mas, com aquilo a que se chama a escola da vida não aprendi tudo e sinto-me motivado para completar o meu processo formativo num curso EFA para dar por concluída esta etapa da minha vida e dar continuidade à formação numa área de interesse, num futuro próximo.
Carlos - Candidato RVCC-NS