sábado, 30 de maio de 2009


.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Novas Oportunidades com a Web 2.0

A Internet, mais precisamente, as ferramentas da Web 2.0 expandem o acesso à informação, possibilitam e fomentam a participação através de serviços abertos onde utilizadores com interessses comuns interagem e aprendem em conjunto.
Foi esta temática que levou a Coordenadora do nosso Centro Novas Oportunidades a articular um intercâmbio de conhecimentos com a equipa técnico Pedagógica do RVCC - NS. Pretende-se que a incursão por algumas ferramentas da Web 2.0 seja passível de produzir benefícios não apenas profissionais mas também individuais na linha de uma aprendizagem ao Longo da Vida


Ficam aqui os slides e as fotos:)



.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

sábado, 23 de maio de 2009

Formação interna


.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

Reconhecer e desenvolver competências


No dia 21 de Maio realizou-se mais uma sessão de júri de nível básico e de marcante fica a evolução ao nível da utilização das TIC.
A apresentação do projecto pessoal revela já alguma naturalidade da sua integração em várias dimensões do dia a dia dos candidatos.

Parabéns a todos pela sede de aprender sempre mais e mais!
.
Cristina Costa - Coordenadora Pedagógica

Chegou o dia

Os candidatos brilharam e a equipa técnico-pedagógica confirmou que vale a pena ajudar a voar mais alto.

sábado, 16 de maio de 2009

Dia Internacional das Histórias de Vida



Todas as pessoas têm um papel na sua comunidade,
ouvir as suas histórias é uma forma de promover a integração pessoal e social,
é uma forma de promover a identidade e memória colectiva.


Uma iniciativa que reune parceiros do Brasil, do Canada, dos EUA e da Europa com o objectivo de valorizar e partilhar histórias de vida.
Saiba mais sobre a campanha!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Convite



Os Formandos do curso EFA, turma C, têm a honra de convidar V/ Exa. a participar no convívio multicultural que se realizará no dia 28 de Maio de 2009, pelas 19h30m, na Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal.

sábado, 9 de maio de 2009

1ª Corrida Novas Oportunidades



As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas online
Dorsais: Praça do Império - Jardins de Belém no dia 16 de Maio das 10h às 20 h
Distância: 3Km + 0 Km
Partida e chegada: Praça do Império - Jardins de Belém

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Multiplicam-se as certificações



Desde o lançamento do programa em 2006, inscreveram-se 713 mil pessoas - mais do dobro dos inscritos até ao final de 2007 (323.467) -, das quais 209.240 já viram as suas competências validadas.
Dessas, 191.104 obtiveram equivalência ao 9º ano e 18.136 ao 12º ano. O objectivo é chegar às 650 mil certificações em 2010.

Fonte: Aqui

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sem formação somos ultrapassados

Dia 30 de Abril, realizou-se mais uma sessão de júri do nível básico.

Registam-se as impressões da Madalena sobre o processo:

O que foi para si este Processo?
Foi uma maneira de recordar conhecimentos e de os demonstrar.
A princípio pensei que não conseguia concluir o Processo RVCC, pois achei-o um bocado complicado, mas passado algum tempo mudei de opinião e não tenho dúvidas em afirmar que achei interessante a maneira como foi decorrendo e com a ajuda dos Formadores foi mais fácil do que esperava.

O que ganhou com este Processo?
Com este Processo ganhei auto-estima e uma auto-confiança que não esperava, sendo tímida como sou. Falo mais à vontade com outras pessoas expondo as minhas ideias e aprendi que não é só na Escola que se ganham competências, saberes e conhecimentos, pois aprende-se com os mais experientes e com os erros que cometemos ao longo da vida. Aprendi também a conhecer-me muito melhor, provando a mim própria que ainda sou capaz de muitas coisas que pensava impossíveis.

Que chamadas interiores sente para continuar o seu processo de formação?
Constatei que nos dias de hoje, sem formação, facilmente somos ultrapassados no emprego, por isso tenho de continuar a evoluir em todos os domínios do saber e do fazer, dando especial ênfase às Tecnologias da Informação e da Comunicação

Para as concretizar que meios concretos vai utilizar
Como considero imprescindível continuar, ir-me-ei informar agora de todas as hipóteses de Cursos específicos na minha área profissional ou outros na área da Internet ou da Higiene e Segurança no Trabalho.

O que lhe agradou, o que foi construtivo e a ajudou;
Agradou-me o convívio com os colegas, um grupo espectacular, conhecer novas pessoas, a maneira como as Sessões de Balanço de Competências e de Formação Complementar eram conduzidas, o que me deu uma grande ajuda e a possibilidade de mexer à vontade no computador, coisa que há muito desejava.
O que não lhe agradou e não sentiu construtivo ou não a ajudou
Não me agradou ter de falar muito de mim, a pouca Formação em Matemática para a Vida e em Cidadania e Empregabilidade, ter de andar sempre a “correr” para assistir às Sessões, o pouco tempo para reflectir nos temas propostos pelos Instrumentos de Mediação e ter de ajustar a vida familiar e profissional aos horários do Processo.

Deixe-nos sugestões para melhorar o processo
A minha sugestão seria que o Processo devia durar mais tempo, principalmente com mais Sessões semanais de Formação Complementar como referi em cima. Também desejava que todos os Adultos que venham a frequentar este Processo tenham a mesma sorte que eu tive ao ser acompanhada por esta Equipa Técnica.
.
Madalena - 43 anos - auxiliar da acção educativa




Parabéns a todos!

A porta está aberta…

Dia 29 de Abril, foi o dia da sessão de júri de Certificação - nível secundário da Célia, do Luís, do Jorge e do Armando.
Muitos Parabéns a todos pela vossa dedicação, simpatia e fiquemos
com as palavras do Armando:

Em boa hora, aproveitei esta oportunidade. Sinto com satisfação, que não estou ultrapassado e que contínuo activo e integrado no mundo moderno. O processo RVCC permitiu-me relembrar aprendizagens, voltar à escola e aos estudos, a navegação quase infinita pela internet, o conhecimento de novas ferramentas da Web 2.0, o interagir em redes sociais, a auto-criação e publicação de actividades, novos conhecimentos e novas amizades. Todo este tirocínio enriqueceu-me e deu-me novo ânimo para no âmbito familiar, social e profissional prosseguir, dignamente, passo a passo, a minha viagem. A porta está aberta…
.
Armando - 48 anos - agente da PSP